Se a costura é o seu trabalho ou hobby, provavelmente você tem um lugar especial em casa reservado para abrigar tudo o que precisa, como: agulhas, fios, máquina de costura, tesoura, tecidos, colas, etc.

O ambiente destinado a abrigar seu ateliê em casa deverá ser alegre, aconchegante, confortável e bem bonito. Acessórios diferentes e fofos são muito bem-vindos neste lugar, onde a criatividade deverá ser sempre estimulada.

(Grosgrain)

Além de um visual cheio de personalidade e agradável, esse espaço da casa deve ser estrategicamente pensado para ser prático e fácil de manter sempre organizado. Se você faz artesanato, mexe com recortes ou costura, sabe como é fácil acumular bagunça nesse lugar. Na hora de escolher os móveis, não deixe de prestar atenção naqueles com bons compartimentos para guardar seus apetrechos.

(Better Homes)

Caixas organizadoras são praticamente indispensáveis. Nelas, você pode guardar tecidos, papéis especiais, grandes rolos de fio colorido e o que mais você quiser. Na Meu Móvel de Madeira, você encontra a caixa da Linha Extreme, supercolorida e com um ótimo tamanho para guardar o que for necessário:

Por ser bonita, o melhor é deixá-la exposta no seu ateliê. Guarde nela o que você quiser e, depois, coloque-a em cima de prateleiras, empilhadas perto da parede ou em uma estante vazada.

(Tatertos & Jello)

Você também precisará de uma escrivaninha espaçosa para servir de apoio para sua máquina de costura ou de mesa para seus desenhos e recortes. A escrivaninha da Linha Duna, além de bonita, ainda tem gavetas para você guardar tesouras, agulhas e pincéis – ferramentas que precisarão estar sempre ao alcance das mãos:

E, para você poder fazer arte confortavelmente, que tal uma cadeira Lapa colorida?

Para guardar lápis e pincéis, potinhos revestidos com papéis fofos são perfeitos. Se você tiver latinhas de alumínio usadas em casa, dá até para reaproveitá-las cortando uma de suas extremidades:

(Denise in Bloom)

Um painel para anotar medidas, observações e lembretes, além de bonito é extremamente útil. Escolha o estilo que preferir: quadro-negro, quadro branco ou uma moldura vazia com fiozinhos, para servir de “varal de recados”:

(Mix Mistura)

Potes de vidro que antes guardavam maionese, pepinos ou azeitonas servirão para guardar botões e coisas miúdas. Se preferir, rola até fazer etiquetas fofas identificando o que tem em cada potinho.

(Meu Sonho de Casa)

E por último, aquela ideia simples, mas capaz de fazer toda a diferença: caixinha de plástico com furinhos servindo de organizadora de fitas. Vai dizer? Além de prático, ainda vira um acessório bonito cheio de cores:

(Copy & Paste)

E você, que dica daria para quem quer ter um ateliê em casa?

22 Comentários

  1. MMM

    Que bom, Solange, ficamos muito felizes! Se precisar de algo que não encontrou aqui no blog, conte para a gente! :)

  2. Solange Magalhães em

    Olá boa noite!! Amei encontrar suas dicas, estou muito confusa pois tenho um espaço muito pequeno, mesmo assim me ajudou muito. Valeu mesmo, beijos😚😚

  3. MMM
  4. Fiquei apaixonada com cada ideia, agora vou organizar e decorar o meu atelié
    Muito obrigada………………………………….

  5. eu tenho um espaço p/costurar
    por + q eu tento n consigo organizar
    acho que agora vou conseguir c/ essas dicas
    obrigado.

    beijos

  6. Ola, tenho um espaço em minha casa para motar um ateliê e gostei muito da suas fotos, estou voltando para o meu cantinho de costura,quem poderia me ajudar com mais ideias como essas. Beijos

  7. Valquiria Lima em

    Ainda busco idéias de organização…Confesso que tá difícil, pois adorei as dicas e vou utilizar creio que todas rsrsrs. bjks

  8. Antonia MGF Oliveira em

    Estou tentando arrumar um cantinho para costurar, meu marido achou o seu site e ficamos encantados com tantas dicas! Valeu!!!

  9. Obrigada pelo elogio, Veridiana! Esperamos que você encontre bastante coisas que goste aqui no nosso bloguinho =)

    Beijos!

  10. Amei essas dicas. Passei aqui pra ver uma coisa , descobri outra e me apaixonei rsrsrsrsrs Já estou te seguindo
    beijos no coração.
    Parabéns pelo site

  11. Oi Larissa!
    Amiga estava precisando descansar um pouquinho,fazia tempo que não viajava e então peguei a filhota e fui dar uma voltinha!
    Qtos atelies lindos,amo ver esses cantinho eles me deixam feliz,obrigada sempre pelo imenso carinho,beijinhos!

Deixe seu comentário ;)