Pegar um tiquinho de tecido, fio, sentar na máquina e sair dali com uma capa de almofada, cortina, ou até mesmo uma peça de roupa prontinha e no capricho é uma realização sem fim. Por isso é tão compreensível o amor da mulherada pela costura – seja como hobby ou como trabalho. É uma forma de criar e fazer acontecer coisas lindas, além de funcionar como uma perfeita terapia.

Na semana passada recebemos o comentário de Lourival Borges, pedindo dicas para o quartinho de costura de sua mãe, que precisa de ideias de organização e otras cositas más. Pensando nisso e na quantidade de blogueiras e leitoras queridas que são fãs da costura, resolvemos criar este post especial para vocês. Espero que gostem. smile

(Flor de Pano)

O quartinho de costura deve seguir mais ou menos a mesma lógica do homeoffice: pode ser um espaço pequeno da casa ou algum cantinho integrado com outro ambiente, mas deve ser bem iluminado. A iluminação natural ainda é a melhor de todas, porque traz luz de graça e ainda deixa o quartinho arejado. Se puder apostar em um espaço com janelão, invista.

(Blog da Construção)

Caso não der, aposte em luzes e luminárias de boa qualidade para que você possa fazer suas costurinhas contando com ótima luminosidade. A cadeira também precisa ser confortável, para que você consiga curtir cada momentinho acompanhada de seu hobby. Preste atenção na hora de escolher a sua.

(Bhg)

Para deixar retalhos, tesouras, agulhas e fios todos organizados, conte com caixas organizadoras e porta trecos variados.

(Bhg)

No quartinho da costura também é bacana ter tudo ao alcance das mãos, por isso a ideia abaixo é tão boa: um organizador de fitas que deixa tudo acessível e fácil de visualizar.  O do exemplo organiza fita, mas este mesmo modelo pode muito bem ser usado para lã. Se quiser fazer em casa: caixa de sapatos + tesoura/estilete e voilà. É só fazer os furinhos na lateral da caixa e cuidar com o acabamento, para não deixar que nenhum “dente” no buraco estrague as fitinhas.

(Via)

As caixas transparentes também são ótima escolha, pois facilitam a visualização das miudezas guardadas. O exemplo logo abaixo mostra um jeito bacana de guardar tecidos e retalhos, todos enroladinhos para ocupar menos espaço na caixa organizadora.

(Superziper)

Instalar prateleiras dentro das portas dos armários pode ser uma boa opção para aproveitar todo e qualquer espaço. Os porta toalhas como porta retalhos também é uma saída interessante e inusitada para quem conta com ambientes pequenos.

(Bhg)

Gostaram? Espero que sim! Quem aí tem mais dica para ajudar o Lourival?

6 Comentários

  1. Olá, Keila, tudo bemmm? O primeiro passo é começar descobrindo o que deve estar lá e o que não deve. Fazer aquela famosa “limpa”, sabe como? Depois, existem diferentes formas e guias que vocês podem usar para adaptar o espaço que ela já tem, organizando-o e transformando-o no melhor lugar do mundo! <3 Aqui no blog, nós temos vários posts que podem te ajudar com isso:
    10 dicas para organizar - http://minhacasaminhacara.com.br/10-dicas-para-organizar/
    Como organizar qualquer espaço – http://minhacasaminhacara.com.br/como-organizar-qualquer-espaco/
    Ateliê de costura – http://minhacasaminhacara.com.br/atelie-de-costura/
    Decoração para ateliê de costura – http://minhacasaminhacara.com.br/decoracao-para-atelie-de-costura/
    Santa Ajuda reforma ateliê com móveis da MMM – http://minhacasaminhacara.com.br/santa-ajuda-reforma-atelie-e-sala-com-moveis-da-mmm/
    Decore e organize o seu ateliê – http://minhacasaminhacara.com.br/decore-e-organize-seu-atelie/ :) Se precisar de mais dicas é só nos escrever! Um beijo!

  2. Bom tarde Senhores(as)

    Minha mãe Maria Ribeiro é uma mulher exemplar esforçada tenho muito orgulho de ser filha dela.. mora em Sorocaba ela trabalha há muitos anos como costureira gostaria que o espaço dela tivesse cara de atelier bem charmoso, como aqueles comércios de cidade turística, quando chego da vontade de sair correndo, porque tem tantas informações que me sinto confusa parece que esta tudo bagunçado… precisamos de ajuda por favor, não sei como fazer qual profissional buscar por onde começar?

  3. adorei as ideias sobre o cantinho da costura…..vou fazer pra mim…..é hobby, mas é muito gratificante ter tudo arrumadinho.

Deixe seu comentário ;)