Minha casa, Minha cara

A gente adora plantinhas “duras de matar”, aquelas espécies mais resistentes de cactos e suculentas que demandam menor cuidado e pouquíssima água para crescerem e se desevolverem bonitas e verdinhas. E a gente gosta não só porque elas são práticas para quem vive na correria, mas também porque elas tem grande valor na decoração: enchem qualquer cantinho de beleza com seus formatos inusitados e tonalidades diferentes.

(Via)

(Via)

E como não podia deixar de ser, são elas as escolhidas para embelezar potinhos de vidro com um tantinho de terra, areia e cascalho: o famoso terrário. Este mini jardim em vidro ganhou uma fama enorme nos últimos meses, sendo escolhido para decorar os mais diferentes ambientes da casa. E olhando a foto abaixo dá pra entender o porque, né?

(Via)

(Via)

Por ser extremamente encantador, fácil de fazer e de manter, os terrários viraram febre. Os materiais para reproduzi-lo em casa são os mais acessíveis: qualquer pote de vidro, plástico ou acrílico que você tiver em casa pode ser reaproveitado para servir de lar para seu novo jardim. E a transparência do material, além de ser essencial para permitir a entrada de luz, acaba ajudando também na estética do conjunto: as camadas bem demarcadas de cascalho, areia e carvão mineral triturado ficam a mostra, acrescentando beleza com suas texturas e cores.

(Via)

E montá-lo é muito simples. Depois de ter escolhido o recipiente, você só precisa preparar as camadas e escolher uma planta suculenta para plantar no mini jardim. Para decorá-lo, você poderá colocar alguns musgos, pedras de aquário e até mesmo miniaturas de plástico para enfeitar. Depois é só escolher um lugar para colocá-lo na sua casa, em cima da mesa de centro, de algum aparador, enfeitando a prateleira, etc.

(Via)

Veja o passo a passo completo de como fazer um terrário aqui!

Também é possível fazer um terrário completamente fechado, criando um pequeno ecossistema dentro da sua casa. Isso porque depois de fazer a rega, a água vai evaporar, fazer bolhas nas superfícies superiores e pingar, assim como a chuva. A plantinha depositada dentro do vidro precisa gostar de umidade e ser de pequeno porte, podendo ser acomodada dentro do recipiente com a ajuda de uma pinça.

(Via)

O resultado é um jardim bonito, fácil de manter e barato, solução perfeita para espaços de todos os tamanhos. heart

(Via)

106 Comentários

  1. Olá, Milene, tudo bemmm contigo? Infelizmente, não encontramos nenhum site. :( Mas você chegou a ir nas lojas de plantas da sua cidade? Floriculturas e tudo mais? Normalmente, esses espaços vendem e podem te ajudar a encontrar as coisas mais específicas.

  2. Boa tarde! Estou com dificuldade para adquirir carvão mineral e a terra apropriada (que absorve o excesso de água)… Vc poderia me indicar um site onde eu possa realizar a compra deses e outros materiais para confeccionar os terrários?

  3. Olá, Janeth, tudo bemmm contigo? Normalmente, casas especializadas em jardinagens e utensílios para e/ou lojas de peças de vidros são as mais indicadas para encontrar essas cúpulas. :) Esperamos que você encontre a que procura logo!

  4. janeth crepaldi em

    Olá, seus terrários sao lindos, como gosto muito de terrários na minha decoraçao, gostaria desaber se vc me indicaria o local onde posso conseguir este modelo de vidro tipo uma cúpula. Agradeço desde já, abraços

  5. Tcharles Alberto em

    Gostei tanto dos terrários que a dias venho estudando e olhando quais tipos de plantas ficam melhores e quais tipos de pedras e tudo mais e até verificando sobre diversos tipos de v
    idros. pq logo quero colocar uma loja de terrários aqui na minha região. Muito show.

  6. Em floriculturas ou em lojas especializadas, Maria Isabel! Mas com os materiais que mostramos no post, você consegue fazer o seu sozinha. :) Fica lindo!

  7. Oi Lene! As plantinhas de terrário são plantas que se desenvolvem bem na sombra. Elas podem receber apenas luz indireta, sabe? São plantas como as suculentas, os musgos, etc. Você pode deixar o terrário longe do sol sem problemas.
    Beijocas!

  8. Oi Jefferson! O solo ideal para as plantas carnívoras deve ser basicamente pobre em nutrientes, de pH baixo (ácido) exceto por algumas espécies de Pinguicula (necessitam de pH alto). Os principais componentes para o preparo do solo (utilizados no Brasil) são: pó de xaxim, musgo (do gênero Sphagnum) e areia. Há os que utilizam pó de xaxim e musgo na proporção 1/2:1/2; outros, utilizam os três componentes, numa proporção 1/3:1/3:1/3 (a areia melhora a drenagem do solo, tornando este mais próximo ao tipo de solo natural em que algumas carnívoras crescem).

    Aqui tem mais algumas informações sobre o cultivo delas, veja só: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Portugues/cultivo.html

  9. muito legal comecei a criar plantas carnívoras e me indicaram terrarios para manter elas vivas e saudáveis, e gostaria de saber que terra e adequada para montar um terrario para elas?

  10. Estou tendo dificuldades de encontrar o carvão mineral trituado.Moro em Fortaleza,pode me dizer onde posso comprar?

  11. Zezé Gonçalves em

    é simplesmente fantástico!!! Tenho na estante c/ flores artificiais um tubo de ensaio gigante, acredito q/ ficaria maravilhoso, mas n/ me sinto capacitada p/ tanto. Sinto nervoso só em pensar q/ possa quebrá-lo. Tomara q/ consiga alguém p/ me ajudar. Parabéns!

  12. Gente amei, podemos parar a ideia para Oficina de Qualificação para mercado de trabalho como o pessoal da reciclagem. Irei sugerir onde faço meu trabalho voluntariado.
    Liciane

  13. adorei a idéia tenho um globo de vidro q estava sem saber o q fazer com ele irei aproveitá-lo muito bem agora valeuuuuuuu

  14. Adoro todas as dicas do MMM, no natal fiz as guirlandas, ficaram lindas.
    Eu tenho varios potes q comprei para fazer velas, mas vou usa-los p fazer os terrários, parabens
    MMM, continuem nos ajudando…
    Dalva

  15. Maria Regina, nos terrários só são indicadas plantas mais resistentes, que não necessitam de muita água para sobreviver.
    Beijos

  16. olá, gostaria de saber o nome dos cactos e suculentas para essa técnica, pois amo cacto mas os que eu tenho são grande e não dá pra usar para fazer um mini-jardim,
    Obrigada, desde já!

  17. Qual o material realmente a ser usado para a composição do terrário?
    cascalho, areia e carvão? A terra entra se não tiver o carvão? É necessário o cascalho? Aonde consigo o casacalho? É pedra?

  18. Amei!!! Amo plantas, artesanato!!
    Gostei muito das dicas e vou tentar fazer em minha casa. Obrigada e estão de parabéns!

  19. Meu filho casou em Novembro de 2012, e eu fiz 16 terrarios para dar de lembrança para as madrinhas dos noivos, fiz no pote de palmito do grande, ficaram maravilhosos e foi uma sensação no casamento, amei fazer , e sempre pergunto como estão e quem ganhou fala que ta lindo, eu vi alguns a poucos dias estão lindos, junto com o terrariun foi um pequeno mimo ,um manual de como cuidar do mesmo, amei fazer .

  20. os comodos da minha recebe pouca luz,gostaria de saber qual plantinha é ideal para esse tipo de ambiente.gostaria de uma resposta de vcs desde já obrigado.

  21. Cimária Régia. em

    Eu queria saber sobre os materias,gostaria de uma lista básica,com nome de cada um o qui devo usar.

  22. Maria de Fatima O de Almeida em

    Acho tudo muito lindo ! quero aprender a fazer pra te-los todos em casa ….. amei !

  23. Muiiiiito legal mesmo!!!!lindo!!!gostaria apenas de saber se aquelas rosinhas pequenininhas sobreviveriam nesses ambientes.bjs.parabéns!

  24. Cleodete Gomes dos Santos em

    Achei tudo muito lindo. bom seria vocês também nos mostrassem como fazer tudo isso e o material necessário.

  25. Pingback: Decorando com terrários « De bem com a vida!!!

  26. Amei! era o que eu precisava.Estava a procura do novo. Só preciso começar pra ver.Se quiser me enviar mais informação,fico grata

  27. Valdelice Pinho de Souza em

    Adorei a idéia e vou fazer´, só gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo molhá-las.

  28. ADOREI, MAS NAO SEI FAZER, QUE PLANTAS SAO ESSAS? ONDE CONSEGUIR, ME AJUDA EU QUERO DERORAR MINHA CASA .

    OBRIGADA

  29. Jucineia A. L. Augusto em

    ameeeeeeeeeeeiiii, e me incentivou tenho potinhos de acrílico aqui em casa que não sabia o que fazer, agora já sei, rs……

  30. Oi Eliana! Você pode fazer as regas uma vez por semana, tomando cuidado para não encharcar a planta. Se você optar pelo carvão triturado, não precisa colocar terra não.
    Beijocas

  31. Eliana Boechat Ferreira em

    Gostaria de saber se além das pedrinhas de aquário e os musgos, precisa colocar terra. e de quanto em quanto tempo posso molhar um pouquinho?
    Amei a ideia, faço artesanato , mais fica muito artificial!!
    Por favor me envie a resposta .Estão de parabéns, todos são lindos!!
    Desde já, agradeço a sua atenção !!
    bjus ♥

  32. Olhando o terrário de lâmpada me parece que os pézinhos podem ser feitos com aqueles adesivos redondos de silicone que a gente coloca na parede para não bater a porta e estragar a pintura, vende em lojas de construção tipo Leroy Merlin, C&C, é da 3M.

    Vou tentar e conto para vocês.

  33. Fátima Aparecida Ramos Luz em

    Adorei!São lindos,vcs estão de parabéns e obrigada por postarem algo que faz bem a natureza e nos ensina a tbm cuidar da natureza!!!Abraços!!!

  34. Quanta coisa bonita que podemos fazer,sem muitos custos,e decorando nosso ambiente com plantas de fácil cultivo.
    Obrigado.

  35. Oi Andrea! Se você for até uma floricultura ou loja de jardinagem, irá encontrar terra, areia e inclusive as plantinhas, que são chamadas de suculentas. As pedras de aquário você encontra em lojas especializadas, petshops, etc. Não compre pote de vidro, reaproveite! Qualquer vidro de conserva serve. :)
    Beijocas

  36. Adorei esse terrários nos vidros adoro essa transparência pois favorece uito a luminosidade,parabéns pela criatividade…sei que não édifícil de montar mas vcs tem o passo a passo,nomes dos cactos ,,tipos de pedras, onde comprar vidros com pézinhos,como cortar a lâmpada,qual tipo de terra ,musgos,areia,Etc…desde já obrigada,um grand abraço,e bjs.

  37. GRAÇA CARVALHO em

    GENTE,ESTOU BOQUEABERTA ,QUE COISA MAIS LINDA,PARABÉNS,QUERO APRENDER E FAZER PARA ENFEITAR MINHA MINHA CASA,ARTE É MINHA PAIXÃO.BJOS.

  38. elaine cristina zampieri gimenez em

    achei um mais lindo do que o outro, gostaria muito de ter um. , como devo cuidar.

  39. Amo tudo isso,mas tenho dificuldades qto a manter lindo e saudáveis…..peço ajuda…quero ter em meu apartamento um de cada….