Minha casa, Minha cara

ikat

Se você gosta do estilo étnico, com certeza já ouviu falar do Ikat. Fruto de uma técnica superantiga de tie-dye, o Ikat é confeccionado de forma artesanal, onde fios de seda são amarrados e tingidos antes de serem tecidos. Quando finalmente são tecidos, o resultado é único: a estampa formada é indefinida, um pouco borrada, colorida e incrível para trazer pinceladas de personalidade para os ambientes.

capture-20130902-104809

Original da Indonésia, a estampa é ótima para quem quer incorporar a beleza de diferentes culturas na decoração. E apostar nesta tendência é emprestar a beleza do artesanal, da história e da vida destes lugares para deixar nosso cantinho ainda mais rico, cheio de memórias. É imprimir nos ambientes um pouquinho da pluralidade existente nesse mundão. (:

capture-20130902-104906

O efeito “manchado” do Ikat é um prato cheio para quem gosta de misturar estampas e de criar um visual mais ousado nas composições. Confeccionado em diferentes cores, ele pode combinar perfeitamente com listras, com o Chevron, com as bolinhas e etc. O segredo para que o resultado final não pese e fique harmonioso, é apostar na mesma paleta de cores para a mistura. E claro, intercalar com superfícies lisas para que o olho possa descansar, deixando o resultado mais leve.

almofadas-ikat-decorpad

Hoje o Ikat é reproduzido em diferentes acessórios da casa como cortinas, capa para almofadas, tapetes, roupas de cama, revestimento de estofados e etc. Graças a essa variedade enorme, dá para escolher como usá-lo na decoração do ambiente: se em pequenos detalhes ou em uma presença mais marcante.

almofadas-ikat-pinterest-2

Independente da forma que você usá-lo, o Ikat – assim como as demais estampas étnicas – dão à decoração um resultado exótico, perfeito para quem gosta de ousar e de investir em uma composição de personalidade.

6ab94d0b60ad49e0b5efb5988238a189

ikat-pillows-elledecor

Você investiria em um visual étnico para a decoração da sua casa? Comente!

Fonte das imagens 1 2

1 comentário