Minha casa, Minha cara

O cimento queimado é um material de revestimento que não sai de moda, já reparou? Vira e mexe o encontramos por aí, decorando casas e apartamentos de estilos variados. Usado para revestir pisos e paredes, ele pode adquirir diferentes tonalidades de cinza e cobre, dependendo dos elementos usados em sua mistura.

Instalado também em áreas externas, o cimento queimado é bastante versátil na decoração. Dependendo do contexto e de sua coloração, ele pode colaborar para o ambiente ganhar ares modernos, rústicos ou sóbrios – cabendo a você usá-lo da forma que preferir.

Em lares masculinos onde o tom sóbrio fala mais alto, o cimento queimado é usado com bastante frequência. A cor fria e o aspecto industrial servem como base para a decoração do apê de um homem, onde só entra o que for essencial, sem muitos detalhes e acessórios.

Por ser muito liso, o cimento queimado não é indicado para banheiros ou área da piscina. Uma boa forma de aproveitá-los nestes casos é usando o revestimento nas paredes. Veja este banheiro abaixo, por exemplo: resultado lindo e funcional.

Além de ser uma solução incrível para quem busca um efeito diferente na hora de revestir a casa, o cimento queimado oferece praticidade de sobra. Para limpar, basta lançar mão de um pouco de água e detergente neutro. Por ser um piso poroso, também vale a pena investir em algum tipo de proteção (verniz, cera, resina…) que deverá ser reaplicado sempre que for necessário.

Este piso pode durar até 10 anos na sua casa se for bem instalado e mantido, por isso seja bem exigente na hora de contratar uma equipe para fazer sua aplicação. Apesar de ser usado com bastante frequência nos lares, o cimento queimado exige conhecimentos e cuidados específicos na hora da aplicação nem sempre dominados por qualquer tipo de profissional. Por isso pesquise bastante e vá atrás de referências de conhecidos e amigos até encontrar alguém de confiança.

Quem ficou com vontade de experimentar o revestimento em casa?

Fonte das Imagens: ClickInteriores

10 Comentários

  1. Cristina Mendes de Almeida em

    Adoro a ideia, a versatilidade e a praticidade do cimento queimado desde que bem executado. Só a idéia de ficar livre dos rejuntes que detesto me deixa muito animada.

  2. Olá, Miriam, tudo bemmm? Fica sim! Não há tamanho para usar cimento queimado. A ideia é você misturá-lo com cores na decoração mesmo. No entanto, eu aconselharia que você usasse o cimento ou na parede, ou no chão. Os dois podem ficar um pouco demais criando a sensação de um ambiente frio e desconfortável :(

  3. Olá
    O cimento queimado fica bom em apartamentos pequenos? Meu apartamento tem 45m² e pensei uniformizá-lo com cimento queimado (piso e paredes) e trabalhar com cores na decoração (quadros, moveis).
    Pretendo colocar piso que imita o cimento queimado e usar a tinta com o mesmo efeito.

  4. Pingback: Concreto na decoração | Minha casa, minha cara

  5. Nilda, recomendamos que converse com um especialista para saber as informações com precisão. :) Cimento queimado, se não for realizado por profissionais capacitados, pode resultar em prejuízo.
    Boa sorte!
    Beijos

  6. Gostei bastante desta matéria.
    Gostaria de saber como construir e revestir os movéis e paresdes de cimentos queimado, já que prefiro um acabamento mais perfeccionista.

  7. Silvia Helena Camargo em

    Muito linda as tonalidades do cimento queimado. O bom é que é fácil conserva lo sempre bonito.

  8. Ja existe no mercado um Material chamado cimento polimerico , ele tme a mesma caracteristica do cimento queimado porem sem as juntas de dilatação . A aplicação é super facil e ele nao tem a caracteristica de rachar como o cimento queimado.

    mais infornações:
    tatuapé2@differenza.com.br