Para quem acompanha o Minha casa, Minha cara, sabe que já falamos um pouquinho sobre este assunto por aqui. Apesar disso, discutir sobre decoração em ambientes pequenos nunca é demais. Sempre há uma novidade ou uma solução inusitada que ainda não tínhamos pensado. Hoje, as dicas e ideias serão em resposta ao leitor Henrique Puccini, que pediu algumas soluções para espaços reduzidos de até 60m2. Vamos lá?

Apartamentos pequenos demandam maior criatividade na hora de decorar: é preciso pensar na praticidade e no melhor aproveitamento da circulação. Para isso, uma dica básica e ao mesmo tempo essencial, é investir em prateleiras, nichos e cabides. Eles são funcionais, guardam apetrechos necessários e poupam o espaço do chão, já bastante ocupado pelos móveis da casa.

Neste pequeno apartamento, por exemplo, foram feitos diversos nichos no momento da reforma. Isso fez com o que o morador ganhasse um maior espaço na decoração:

Um ambiente pequeno precisa de luz natural em abundância para expandir e transmitir amplitude. Na sala de estar, abuse de porta-janelas. Elas são bonitas, sofisticadas e oferecem uma grande e satisfatória iluminação. Aproveite e inove nas escolhas das cortinas: tecidos pesados e modernos para serem usados no fim da tarde e durante a noite.

No momento de escolher os modelos de porta, que tal optar pela porta embutida de correr? Você talvez não faça ideia da economia de espaço que uma alternativa simples como essa pode oferecer.

Cores claras, tanto no piso quanto nas paredes, trazem a noção de um ambiente mais espaçoso. Invista nelas!

Paredes e divisórias têm como objetivo criar privacidade e diferenciar os cômodos. No entanto, em um ambiente pequeno, elas tendem a reduzir ainda mais o ambiente. Prefira elaborar espaços com poucas paredes ou dê preferência para as de gesso Drywall. Elas são mais finas, modernas e deixam a decoração mais leve.

Em relação aos móveis, escolha os multifuncionais ou aqueles de tamanhos reduzidos. Na sala de TV, um rack estreito é suficiente para guardar seus apetrechos eletrônicos. Mesinhas de centro pequenas podem servir como mesa de jantar. Os pufes, totalmente modernos e versáteis, combinam com tudo e podem ser usados das mais variadas formas. Use sem moderação!

Nos armários da cozinha e dos quartos, portas de correr são novamente bem-vindas. No quarto, fazer um armário com portas espelhadas pode ser uma ótima escolha: os espelhos aumentam o ambiente e auxiliam na iluminação.

Espero que eu tenha dado uma ajudinha a você, Henrique, e a todo mundo que também mora em apartamento pequeno! E você, tem mais algumas ideias boas para sugerir para ele? Comente!

Compartilhe:
Facebook
Pinterest
Twitter
Google+
http://minhacasaminhacara.com.br/decorando-ambientes-pequenos/">
SHARE

6 Comentários

  1. Pingback: Quarto pequeno de duas irmãs | Minha casa, minha cara

Deixe seu comentário ;)