Minha casa, Minha cara

Decoração para a casa de um idoso

Quem já viveu bons anos e tem muita experiência de vida para compartilhar merece um lar decorado à altura, não merece? Um espaço que seja acima de tudo seguro e confortável, mas que também tenha beleza e diversão! Por isso é importante pensar em adaptações funcionais e bonitas para transformar a decoração para a casa de um idoso no melhor lugar do mundo para ele.

Seus pais, tios e avós foram independentes a vida toda e gostam da autonomia. heart Por isso é importante concentrar na casa todas as ferramentas necessárias para que eles possam curtir a melhor idade do jeitinho deles, com bastante liberdade. O que eles precisam? Do que sentem falta? É com base nisso que as escolhas deverão ser feitas.

Faça adaptações que reduzam os riscos de acidentes e que proporcionem a eles a possibilidade de executar as tarefas do dia a dia com tranquilidade. No banheiro, por exemplo, é extremamente importante contar com fitas ou pisos antiderrapantes até mesmo dentro do box. As barras instaladas nas paredes também servem de apoio e ajudam a dar estabilidade na hora do banho: detalhes simples, mas indispensáveis para que eles ganhem na qualidade de vida. smile

A decoração para casa de um idoso também precisa contar com uma quantidade grande de luz: natural e artificial. Um projeto luminotécnico eficiente e vários abajures espalhados pela casa vão facilitar os deslocamentos durante a noite.

Na hora de escolher o sofá é importante se atentar para as características. Sofás muito profundos e muitos macios vão prejudicar seus pais ou avós na hora de sentar e levantar com agilidade. Procure por estofados confortáveis, mas firmes, para que os movimentos sejam facilitados.

Cadeiras sem braço na sala de jantar também proporcionam uma melhor mobilidade e não oferecem riscos de batidas e acidentes. Com elas, os almoços de fim de semana preparados pelas mãos talentosas da vovó ficarão ainda mais especiais e alegres!

Se puder, evite degraus, mas se não for possível, aplique fitas antiderrapantes neles, além de um corrimão para dar apoio. Portas de correr de vidro ou portas janela também deverão ser evitadas, ou receber fitas na horizontal para fazer a demarcação e evitar acidentes.

Depois de tomar todas estas medidas de segurança, capriche nos detalhes! Vasinhos de plantas deixarão o dia a dia deles mais alegre, assim como vários porta-retratos da família com todo seu valor sentimental. heart Cuide com carinho de cada cantinho para que eles possam viver muitos anos com alegria e qualidade de vida. Tem mais alguma dica legal de adaptação? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Fonte das imagens 1 2 3 4

Sair da versão mobile