Minha casa, Minha cara

As listras nunca saíram de moda e são usadas na decoração com várias finalidades diferentes que vão além do visual moderno e bonito. Usadas em lavabos, salas, quartos infantis ou dormitórios do casal, elas ajudam a acabar com a monotonia dos ambientes, trazendo um detalhe que foge da mesmice.

capture-20130425-085357

Com duas cores ou mais, mesclando tonalidades vibrantes ou usando tons mais neutros, as listras podem estar presentes nas paredes, tapetes, almofadas, cortinas e em acessórios em geral. Se você prefere optar pela combinação mais segura, vale a pena investir nas listras em pequenos detalhes.

capture-20130425-085603

Mas se a estampa é uma de suas preferidas, não tem porque não criar e abusar bastante com a ajuda dela. Analise bem o seu ambiente antes de optar por uma decoração listrada, levando em consideração a paleta de cores usada, o estilo e o tamanho do ambiente. Tudo isso vai influenciar completamente no momento da escolha das listras.

capture-20130425-090319

Ambientes amplos, por exemplo, permitem o uso de listras mais largas e espaçadas. As fininhas e delicadas ficam para os espaços compactos, onde qualquer detalhe mais chamativo pode ser decisivo para estragar a composição.

LR_Hall_Sm

Outro aspecto a ser analisado é a escolha entre listras horizontais ou verticais. Enquanto as listras horizontais dão sensação de amplitude e teto mais baixo e aconchegante, as listras verticais fazem o oposto. Indicadas para espaços com o pé direito mais baixo, as listras verticais transmitem a ilusão de que o ambiente é mais alto e imponente.

capture-20130425-090455

capture-20130425-090725

Depois de passar por estas etapas, chega a hora da diversão! Escolha o ambiente a ser decorado com as listras e comece a transformação. Dá muito bem para pintar uma parede bonita em casa com ajuda de tinta e muita, muita fita crepe. Aqui tem um passo a passo bem detalhado para quem ficou com vontade de fazer por conta própria.

IMG_1757

DSC07821

Brinque com a padronagem misturando-a com outras estampas na casa, como os poás e o floral. Delicados, eles combinam superbem com o estilo das listras, tendo como resultado uma composição mais ousada, agradável aos olhos. Se você estiver na dúvida na hora de combinar diferentes estampas, lembre-se do truque de investir em uma mesma paleta de cores. O resultado dificilmente decepciona.

decoracao-multicolorida-12-ambientes-combinacoes-ousadas-06

Fonte das imagens: 1 2 3 4

3 Comentários

  1. Pingback: Lambris na decoração | Minha casa, minha cara