Minha casa, Minha cara

Hoje em dia é cada vez mais raro ver porta-retratos espalhados pela casa com fotos atuais. E nem é difícil adivinhar o porquê, né não? Com as máquinas digitais a gente acabou perdendo o hábito de montar álbuns ou de revelar fotos para expor na decoração da casa, deixando todinhas guardadas somente na memória do computador. O que é uma pena, porque lá elas não têm a mesma graça.

Ontem, dia 8/1, foi Dia do Fotógrafo; data especial dedicada àqueles que têm o olhar treinado, capaz de capturar a beleza nos lugares e momentos mais inusitados. Pensando em homenagear estas pessoas supercriativas e em deixar a nossa casa ainda mais feliz, que tal decorar seu lar em 2012 com sorrisos e cenas de muita alegria? Simples, barato e eficaz, posso garantir.

(Polka Hearts Melissa)

Não se limite a pensar nas soluções comuns. Porta-retratos são legais, mas a gente pode inventar muito mais com algumas fotografias bonitas em mãos. smile A Ana Medeiros mostrou no final do ano uma ideia bem fácil de fazer em casa: potes de maionese ou vidros de azeitona substituindo porta-retratos.

(A Casa que Minha Vó Queria)

Para reproduzir a ideia é só xerocar em boa qualidade as fotos que você for usar, recortá-las e colar dentro do pote. Simples e bonito! Veja o vídeo do passo a passo clicando aqui.

Até mesmo no quarto do casal dá pra inventar uma moda diferente. A mini prateleira ali perto da cama, ampara várias fotos com molduras de diversos tamanhos, para um efeito “arrumei assim, meio sem querer”. Lindo demais:

(Casa e Jardim)

Faltou espaço nas paredes? Tem problema não. Olha só a ideia desta família: souberam aproveitar a estrutura de metal da escada para transformá-la em uma galeria de fotos. Para segurar todas as imagens ali, é só colocar ímã.

(Casa e Jardim)

Bandejas e travessas de brechó ganham vida nova com fotografias grudadas na sua superfície. Molduras inusitadas para acabar com a mesmice do seu lar:

(Casa e Jardim)

Dá pra fazer tanta coisa com janela antiga, né? Por isso, jamais pense em jogá-las fora. Se for substituir a sua por outra novinha, ou se tiver a sorte de encontrar uma abandonada por aí, coloque em prática este projetinho supercharmoso: porta-retrato em tamanho grande. No lugar dos vidros, fotos da família, com momentos deliciosos e muitos sorrisos.

Se a estrutura da janela estiver acabadinha, é só lixar bem e pintar com a tinta que você quiser.

(Parallel 39)

Pranchetas antigas de escritório coladas na parede: ideia bem interessante para quem gosta de mudar o visual da decor o tempo todo. Troque as fotos, coloque pôsteres, cartões comemorativos bem coloridos, etc. Um prato cheio para o seu desassossego decorativo:

(Parallel 39)

E aí, pronta para revelar suas fotos preferidas e espalhá-las pela casa?

25 Comentários

  1. Ola ter uma porta de correr para dividir minha sala da copa, mas queria algo personalizado com fotos da minha familia, gostaria de uma porta de madeira e ao inves de vidros na ,queria fotos. alguem pode me dar dicas?? obrigada.

  2. Que idéia ótima – vou tirar um monte de fotos do computador e de algumas caixas! Ameeei! O varal e uma janela que resgatei vão servir super bem! Obr pela idéia, pessoal da mmm!

  3. tenho um relogio que não funciona mais, então, nos 12 nºs. coloquei foto dos meus 11 irmãos e a minha, ficou muito bom, comecei pela mais velha e o nº 12 é o mais novo, no centro do ponteiro coloquei uma peq de meus pais, e ainda escrevi: os 12 filhos de “Agricio e Marieta”. não ficou perfeito pq cortei as fotos de acordo c o tamanho do local q ia ficar… mas todos acharam a ideia otima…

  4. adoro fotografias, tbm fiz um painel na minha casa e gostaria de mistra-lo a voces, não é adesivo, é uma pintura com potas retratos fixados e gostariA DE SABER como enviar a foto para vcs. Obrigado

  5. Pingback: Potes de vidro: mil e uma utilidades | Minha casa, minha cara

  6. Lindooooooo, tudo muito original e com objetos que temos ao alcance e que por vezes estão inutilizados. Vou incrementar concerteza a decoração do meu quarto com estas idéias…

  7. Oi, adorei as diversas idéias, tenho um corredor que vai para os quartos e banheiros, sem decoração alguma e isso sempre me incomodou, então vou encher as paredes de fotos, rsrsrs…..Beijos!!!!!

  8. Adorei as idéias. Já fiz coisas parecidas,tipo coluna da casa,armários,etc.Mas a idéia dos potes e da escada amei.

  9. Como eu não encontrei esse #Blog antes?!
    Simplesmente amei todas as idéias! Estão me inspirando muitoooo! #Parabéns!

  10. Oi Mayara! Fico feliz que você tenha conseguido encontrar aqui uma inspiração legal para o seu quarto. Tenho certeza que vai ficar lindão!!
    Depois manda as fotos quando ele tiver pronto pra gente ver! ;)
    Beijoca

  11. Muito criativa a ideia de expor fotos em pequenos varais.E mais diferente ainda as fotos expostas em pranchetas.
    Eu tenho 18 anos e queria um quarto com um ar jovem,mas que não fosse infantil,sabe?E quando eu vi suas fotos,ameeeeei a ideia do varal.E é claro que eu vou ter um só pra mim né?Afinal,eu amo fotos! Beijiiim! ;*

  12. Que delícia ler isso, Nena! =)
    Se você saiu daqui com novas ideias na cabeça, nosso trabalho foi cumprido! Hehe
    Beijoca

  13. Ameeeeii essas ideias!!
    Gosto muito de fotografar e muito mais de ter as fotos impressas. Com esse post, vejo novas possibilidades de expor.
    beijoca
    =D

  14. Eba! Fico feliz que a gente tenha ajudado você a se inspirar, Andréa. =)
    Com certeza sua porta vai ficar superlinda com esta reforma.
    Beijos!

  15. Faz tempo que meu marido quer jogar a antiga porta da garagem no lixo, e eu nunca deixei. Já tinha visto várias ideias para utilizá-la mas ainda não tinha me motivado, mas esta ideia de colocar as fotos da família (Parallel 39) é contagiante. Já tenho um projeto para os finais de semana :) Adorei!