Apesar de grande parte das pessoas escolherem cores por intuição e por gosto, existem algumas regrinhas que nos ajudam a fazer combinações mais harmônicas. Estas informações são muito úteis na hora que bate uma dúvida específica como a de usar o amarelo na decoração, por exemplo.

wunderweib1_mini

Gray-combination (1)_mini

O amarelo é uma cor extremamente forte, muito usada como destaque em ambientes neutros. Super pra cima, ele é ótimo para trazer vida nova aos espaços e tem aparecido com bastante frequência em composições dos mais variados estilos. Para combiná-lo com outros tons sem medo de errar, é preciso recorrer ao sempre útil círculo cromático. heart

cores-complementares-e-analogas_mini

Este círculo de cores quebra o maior galho na hora de montar combinações. Com ele você consegue concluir rapidamente como fazer uma mistura mais ousada e contrastante dar certo, ou como mesclar os tons de forma mais suave e delicada. A combinação com mais contraste possível envolve as cores complementares, tons situados de lados opostos do círculo. No caso do amarelo, a cor complementar é o roxo.

capture-20140812-185217_mini

3b2708f10b0479cb8afc2f7770598a7f_mini

Já as combinações mais seguras e suaves são feitas com as cores análogas, tons que ficam dispostos lado a lado no círculo cromático, como o laranja, o verde e o azul no caso do amarelo. A harmonia com cores análogas sempre resulta em um mix menos contrastante, mas muito bonito.

capture-20140812-180805_mini

Estas duas regras funcionam superbem com o amarelo e com todas as outras cores do arco-íris, mas além delas existem outras formas mais simples de usá-lo na decoração. Apostar em uma base neutra para deixar que seu móvel ou acessório amarelo brilhe sozinho é uma delas.

c1a6497e37eff00dba08e0f0542bad90_mini

09-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas_mini

Por ser uma cor bem aberta e iluminada, o amarelo salta aos olhos e fica incrível quando combinado com ambientes escuros.

02-quatro-cozinhas-pequenas-e-lindas_mini

Por último, combine-o com outras cores quentes, como o vermelho, e ganhe um ambiente que esbanja ousadia e aconchego.

capture-20140812-181048_mini

Qual das combinações você mais gosta?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6 7

19 Comentários

  1. MMM

    Olá, Adriana, tudo bemmm contigo? Sua sala deve ser linda! <3 Sim, você pode colocar o amarelo em detalhes. O amarelo e o roxo são cores complementares e existem decorações inteiras nesses dois tons. Nosso único conselho é que você crie equilíbrio entre a tonalidade das duas cores, ou seja: se o roxo é um lilás bem vivo, aposte em um amarelo mostarda ou vice-versa. :) Tenha um ótimmmo dia!

  2. Adriana Alegretti em

    Ola. meu jogo de sofa eh grafite, tapete quase mesmo tom e uma poltrona com puff lilas/roxo, mas agora estou na duvida se posso colocar um amarelo em almofadas ou detalhes? Obrigada

  3. MMM

    Olá, Rafa, tudo bemmm? Que bom saber disso, também somos apaixonados por cores por aqui! <3 O amarelo e o cinza são uma combinação bem clássica, ela consegue ser alegre e séria ao mesmo tempo, dando um tom de elegância e despojado ao mesmo tempo. É fenomenal. Nós apostaríamos mais nessa combinação :) O cinza e o vermelho também ficam lindos juntos, mas como o vermelho é um tom mais escuro, ele pode acabar cansando ou deixando o ambiente mais pesado! Manda fotinho para a gente quando montar o ambiente, vamos adorar ver! :**

  4. Olá, sou super apaixonada por cores e estou “namorando” um rack amarelo e outro vermelho, mas estou na dúvida de qual cor ficará melhor, mais harmônica na composição da minha sala, sendo que meu sofá é cinza escuro, e a parede da tv cinza mais claro, qual sua dica?? :D

  5. MMM

    Olá, Line, tudo bemmm contigo? Não ficaria ruim, não. O amadeirado e o bege são duas cores que combinam com qualquer coisa! Eles são como o preto e o branco, considerados cores neutras. :) Você pode usar essas duas cores na parede tranquilamente, ficará lindo! <3

  6. Olá, meus móveis são todos de madeira e estofado das cadeiras da mesa de jantar e do sofá são bege, ficaria ruim colocar a parede do hall de entrada amarelo e a parede da mesa de jantar com papel classico puxando para cor roxa?
    Adorei as dicas!! Queria dar um pouco de vida para o apartamento que esta só com cores neutras.

  7. MMM

    Olá, Luciana, tudo bemmm? Não vai ficar não! Um azul royal ajudará a levar mais destaque ainda para o seu aparador e seu cantinho e ficará incrível! <3 Se você preferir, também pode usar um tom mais escuro, como um azul marinho e dar um toque mais clássico para o ambiente! Mas vai sem medo que vai ficar lindíssimo!

  8. Pingback: #Como escolher as cores para decorar? – #felizsemfrescura

  9. Adorei as dicas decoração. Sempre procuro saber sobre cores e peças que melhor combine com o meu ambiente.

    Forte abraço a equipe

  10. MMM

    Uau, Maria Luiza, que comentário fofo o seu! <3 Obrigada pelo carinho! E viu só? Às vezes nossa intuição é a nossa melhor guia na hora de fazer decisões. Fico feliz que você tenha acertado nas escolhas aí da sua casa, que deve ser linda!
    Beijos e continue com a gente!

  11. Nossa, confesso ter ficado mais que feliz com essas dicas sobre o amarelo.Incrível mesmo foi constatar que não errei escolhendo pintar duas paredes de meu apt com essa tonalidade e, mais, comprei um sofá novo na cor meio cinza/grafite, que ficou idêntico ao que vi acima.Agora me sinto segura em relação à minha escolha, sabendo que , mesmo sem entender de decoração, acabei acertando em cheia.
    Ufa, e mais, não terei dificuldades em arrumar as tonalidades das almofadas, vendo essas do mmm. fantátiscas, um tom neutro pra quebrar o amarelão.
    Parabéns à toda equipe do mmm, vcs são incríveis, talentosos até demais.
    Um forte abraço a todos,

    Maria Luiza

  12. Olá! pode me ajudar? tenho um aparador amarelo (estilo provençal), e ao lado tenho duas poltronas q quero encapar… pensei em azul, já que tenho um quadro do Romero Brito todo colorido. Meus móveis são todos de couro e madeira escura, será que fica muito over? Obrigada!

  13. Pingback: cách sử dụng đồ chơi tình dục

  14. MMM

    Oi Thaís! Sim, tudo deve ficar harmonioso, o que não quer dizer que você precise decorar todos os cômodos da sua casa da mesma forma. Se sua cozinha tem a combinação do cinza com bordô (que é linda!) você não precisa usar estas cores novamente nas salas. Pode fazer algo diferente. :) A melhor sugestão que eu daria é: use uma base neutra e brinque com cores nos detalhes e móveis. Por exemplo: paredes brancas, mesa de madeira, cadeiras coloridas, quadros pra decorar. Só isso já faz a sala ficar linda! Mas se você quiser usar o cinza na sala, pode combiná-lo com qualquer outro tom: azul, amarelo, verde, vermelho, rosa… O cinza é uma cor tão neutra quanto o branco e por isso fica bem com tudo. :)
    Espero ter ajudado um pouquinho!
    Beijos

  15. Amei saber um pouco mais sobre cores!
    Estou construindo minha casa e fico muito em dúvida nesta questão de decoração e principalmente cores. Penso em fazer minha cozinha, que é americana, em cinza claro com um vermelho fechado, vi uma foto e gostei muito, mas fico em duvida quanto a sala de jantar e estar…tudo tem que ficar harmonioso correto? Se eu fizer meus móveis da sala em cinza que cores posso combinar para dar mais vida?

Deixe seu comentário ;)