Depois de um dia pesado de trabalho, nada substitui um bom banho quente para relaxar. Por isso é tão importante aprender a trocar a resistência do chuveiro elétrico: se ela queimar, você já tem na manga todas as informações que precisa para trocá-la e garantir um banho quente logo em seguida. E fazer esta tarefa não é tão difícil quanto se pensa, mas como em todos os outros consertos que fazemos em casa, demanda alguns cuidados especiais.

Como você vai mexer com eletricidade, a primeira coisa a fazer é colocar sapatos de borracha e desligar a chave geral ou o disjuntor do chuveiro. Isso vai evitar com que qualquer acidente aconteça, protegendo você de possíveis choques elétricos. Você também precisará descobrir a potência do seu chuveiro para escolhar a resistência correta nas lojas de construção.

(Via)

Depois de desligar a chave geral de energia e comprar a resistência, é hora de colocar a mão na massa. Desmonte o chuveiro tirando o espalhador – aquela parte debaixo com furinhos por onde sai a água – desrosqueando a peça. Tome sempre cuidado com o fio terra, na cor verde. A resistência é em formato de mola e estará rompida caso estiver realmente queimada. Antes de tirá-la com o alicate de bico, observe como ela está posicionada no chuveiro: isso vai te ajudar a ter uma noção de como encaixar a nova resistência.

Depois de remover a resistência queimada, coloque a nova no lugar encaixando direitinho e apertando levemente com o alicate. Aproveite para dar uma limpadinha no espalhador com a ajuda de uma escova de dentes antiga e água corrente. Depois disso, basta rosquear tudo novamente, cuidando com o fio terra e com a vedação do chuveiro, que deverá estar perfeita para que a água não fique vazando na hora do banho.

(Via)

Passe a fita veda-rosca na extremidade do tubo do chuveiro para fazer a instalação, dando até cinco voltas para ficar bem vedado. Antes de religar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por uns dois minutos. Se você não fizer desta forma, seu chuveiro irá queimar, por isso atenção.

(Via)

Depois é só reinstalar os fios, fazer a ligação e pronto. Ele estará prontinho para o uso! Para entendimento completo, recomendamos assistir o vídeo abaixo que ensina suuuper bem.

E aí, quais outros pequenos consertos vocês querem aprender? =)

Compartilhe:
Facebook
Pinterest
Twitter
Google+
http://minhacasaminhacara.com.br/como-trocar-a-resistencia-do-chuveiro-eletrico/">
SHARE

6 Comentários

  1. Achei o máximo esse moço explicando como troca uma resistência de um chuveiro, aliás vendo esse vídeo, também aprendi como instalá-lo.Esta semana, meu pai instalou um chuveiro e eu o acompanhei o tempo todo. Afirmo: sei instalar um chuveiro com segurança.Agradeço a você e a meu pai.

  2. Maria Tereza Moura Maciel Sodé em

    Super interessante. Agora não terei problemas para instalar o meu chuveiro(quando queimar a resistência sei que serei capaz de fazer o serviço sózinha.Obrigada.

  3. Pingback: Dia Internacional da Mulher | Minha casa, minha cara

  4. eu instalei uma resistência em um chuveiro ducha 5400 wp e era da 25 ampere e ta dando 45 logo o dinsjuntor desliga o que eu faso po favor mi da uma luz

  5. Mario, isso pode estar ocorrendo por vários motivos, por isso recomendamos que busque ajude com um profissional, pois antes de tudo é preciso pensar que a segurança é primordial. Boa Sorte!

Deixe seu comentário ;)