Minha casa, Minha cara
Black Frete Meu Móvel de Madeira

No primeiro post sobre consumo consciente reunimos aqui algumas dicas práticas para você aplicar no dia a dia da sua casa e evitar o desperdício e gastos desnecessários. Hoje voltamos com mais ideias para que os recursos naturais possam ser aproveitados de forma inteligente tornando sua casa mais sustentável em pequenas ações.

Água: Reaproveite a água da chuva com a ajuda de calhas e cisternas e utilize-a para lavar o carro e regar as plantas. A água da máquina de lavar também pode ser reaproveitada na limpeza de calçadas. Para lavar a louça, prefira uma bacia com água ao invés da água corrente e deixe os pratos e talheres de molho para remover a sujeira com facilidade. Invista em vasos sanitários que economizam água, com caixas acopladas e dois tipos de descarga. Substitua a mangueira por baldes na hora da limpeza e instale torneiras com aerador na sua casa. Ah! E como não esquecer? Reduza o desperdício com banhos mais rápidos. smile

Como reaproveitar a água da chuva

Energia: Invista em painéis de energia solar para fazer o aquecimento da água. Ao construir uma casa, planeje uma boa distribuição de janelas: elas economizam luz elétrica já que banham os ambientes de luz natural, além de ajudarem a manter a casa sempre fresquinha com uma boa ventilação poupando os gastos com ar condicionado. Substitua as lâmpadas tradicionais pelas lâmpadas de LED, que oferecem mais durabilidade e economia de energia.

Painel de energia solar

Lixo: Reduza o lixo reaproveitando embalagens e evitando o desperdício colocando em prática o consumo consciente ao fazer as compras no mercado. Cascas de frutas, legumes e folhas podem ser reaproveitados como adubo para suas plantas e horta. Cuide da separação do lixo e envolva sua família em todo o processo para que todos possam aprender a se conscientizar com estes cuidados. Cuide dos eletrônicos com carinho para que eles não sejam descartados facilmente e doe itens antigos para quem precisa.

Separação do lixo

Quais outras práticas você acrescentaria na lista para tornar sua casa mais sustentável? Comente!

Fonte das imagens 1 2