Minha casa, Minha cara

Convidamos a Cristal Muniz, do blog Um ano sem lixo, para nos ensinar, em 10 passos, como produzir menos lixo e ter uma vida muito mais saudável e feliz! <3 Vem?

Post convidado: Cristal Muniz, do Um ano sem lixo

Uma das coisas que mais me surpreendeu quando comecei a jornada para viver sem produzir lixo foi a noção de que eu teria menos. Eram menos compras, menos desperdício, mas também menos tempo gasto com supermercado, menos tarefas, menos dinheiro gasto. Foi durante esse processo que percebi que minha vida caminhava para uma vida bem mais simples. Minimalista, podemos dizer.

Esse é um dos grandes trunfos desse estilo de vida lixo zero: a simplicidade. Gastar menos tempo com os processos do dia a dia garante mais tempo para você, para sua família, para se divertir, para fazer nada. Escolhi algumas dicas que são fáceis de implementar em casa e dão muito resultado – tanto para reduzir o lixo quanto para reduzir o trabalho. Vem ver como reduzir seu lixo:

Comece reduzindo seu lixo pela cozinha

Não dizem que ela é o coração da casa? Pois é também lá que mais da metade do lixo produzido pelas casas é gerado. São cascas e restos de alimentos que não usamos, alimentos estragados e suas embalagens. Estas dicas são para reduzir a complexidade dos processos, o lixo gerado em casa e o impacto na cadeia como um todo.como reduzir seu lixo com uma composteira

Elimine o “lixeirinho” da cozinha

Dá pra ter uma cozinha sem lixeirinho, se você tiver uma composteira doméstica. Ela é um sistema de caixas com minhocas que degrada a matéria orgânica transformando tudo em um adubo riquíssimo. Parece um pouco estranho, mas esse sistema é exatamente feito para apartamentos e lugares pequenos. Não dá cheiro nenhum, porque a degradação acontece num ambiente com oxigênio (eu garanto, tá?). Metade do seu lixo deixa de ir pros aterros sanitários e você não tem mais aquele lixo horrível pra lidar.como reduzir seu lixo com sacolas de pano

Compre menos comida

É sério. Abra sua geladeira ou seu armário e veja quanta coisa precisa ir fora porque já estragou. A gente costuma comprar muito mais do que realmente consome. Pra isso dar certo, pense em comidas que combinem entre si para diferentes pratos, como um molho pra macarrão ou para usar em uma lasanha.como reduzir seu lixo comprando menos comida

Compre frutas, verduras e verdes sem embalagens

As feiras são mais amigáveis que os mercados, inclusive para se encontrar orgânicos a preços justos. Leve sua sacola para carregar tudo e, se precisar, saquinhos de pano no lugar dos saquinhos de plástico, um pra cada variedade de fruta ou verdura. Não precisa, né? Quando você chegar em casa pode guardar tudo na geladeira e na fruteira sem precisa jogar nenhum saquinho fora. Maravilha!como reduzir seu lixo comprando menos embalagens

Frequente lojas a granel

Compre grãos, cereais, temperos e outras coisas em lojas a granel. O melhor jeito é levando seus potes ou saquinhos de pano. É só tirar o peso do seu pote e pesar o conteúdo. wink Assim você compra a quantidade exata do que você quer, principalmente se forem porções menores. Garantia de economia e menos desperdício.

Continue reduzindo e repensando pela casa

Se você não mora em Marte, provavelmente ouviu falar da Marie Kondo e seu livro incrível chamado A Mágica da Arrumação. Nesse livro, ela nos dá passo a passo para destralharmos a casa. Consiste em basicamente: nos livrarmos (doando, dando, vendendo e eventualmente jogando fora) do que não usamos e não nos traz alegria; organizarmos as coisas por categorias e não lugar da casa (fazer a limpa em todos os livros e não nos livros do quarto somente) e mantermos essa organização sem pegar mais coisas pra casa. Isso vai reduzir: quantidade de coisas que você vai precisar limpar, manter e lavar só pra começo de conversa. Vai ganhar espaço em casa e vai te deixar mais crítico quando quiser comprar algo novo.

Questione se você precisa mesmo daquela coisa. Faça as seguintes perguntas: eu preciso disso?; eu vou usar isso mais de 30 vezes?; eu tenho espaço em casa para guardar ou manter isso?; eu posso gastar esse dinheiro com isso?; quando eu não quiser mais, isso pode ser reciclado?. Você com certeza vai comprar menos coisas e mais conscientemente.como reduzir seu lixo na lavanderia

Troque os produtos de limpeza por: vinagre, bicarbonato de sódio e sabão de coco. Sim, parece loucura mas só esses três são mais do que capazes de limpar toda sua casa. Você pode fazer seu sabão em pó para roupas e até um desinfetante com limão.

Aprenda a dizer não para: comprovantes de compras, brindes que você não vai usar, contas impressas pelos correios, coisas que você não precisa, sacolinha do mercado, guardanapos desnecessários etc. Vai ter menos lixo para lidar, menos para jogar fora desnecessariamente, menos bagunça na sua casa.

Viu? Tem um monte de coisa que a gente pode começar a fazer tanto para reduzir nosso lixo quanto para simplificar nossa vida. Você vai ser mais feliz porque terá mais tempo para isso e também porque sabe que está colaborando para um mundo mais sustentável. heart Vá com calma, mas comece. O importante é dar os primeiros passos.

2 Comentários