Minha casa, Minha cara

Se antes você não dava a menor bola, agora vai passar a prestar mais atenção nas tampinhas de cortiça. Isso porque a gente consegue fazer maravilhas com ela na decoração, sem muito esforço, custos ou dificuldades. Então já sabe, né? Abriu vinho ou champanhe em casa: rolhas devidamente guardadas para projetinhos futuros. Temos certeza que você não vai se arrepender.

(Porto 24)

Para começar, o básico do básico: rolhas guardadas em vasos de vidro altos e charmosos são os melhores acessórios decorativos possíveis para seu bar, churrasqueira ou adega em casa. É extremamente simples, mas dá um efeito todo especial. O mesmo serve para painéis de madeira na parede ou mesas de vidro.

(Revista Casa e Jardim)

A variedade de tons, texturas e defeitinhos da cortiça são os responsáveis por esse efeito visual tão legal que fica quando reunimos todas juntas em um recipiente. Um toque inusitado para seu cantinho:

(Revista Casa e Jardim)

E a ideia de montar com várias rolhas alguns murais para pendurar fotos e recados? Com certeza uma alternativa bem charmosa para decorar a cozinha, sala, corredor ou o escritório. Para fazer, basta reunir várias molduras com fundo de madeira, colar as rolhas com cola quente e depois pendurar na parede. Fácil, bonito e de quebra você reaproveita itens que estão dando sopa em casa.

(DeCoração)

Se a sua coleção ainda está pequena, não desanime, não. Com apenas algumas rolhas já dá para montar invencionices diversas. Tipo este lindo descanso de panelas, que ao mesmo tempo em que é útil, ainda decora a mesa na hora de servir. E o passo a passo continua a mesma molezinha: cola quente para deixar todas as rolhas juntinhas e grudadas e uma fita de cetim, fio, barbante ou o que mais você quiser para amarrar em volta. No da foto, ele foi feito com uma braçadeira de metal – mas não é indispensável.

(Practical Enrichment)

Outra graça na hora de servir? Transformar cada rolha em um porta menu, ou em porta tags de identificação para o convidado. Só fatiando a cortiça no meio e tirando o pedaço necessário para servir o papel. Mais fácil que isso, impossível. E o resultado faz toda a diferença, um agradinho aos olhos.

(Practical Enrichment)

E as nossas letras decorativas amadas? Rolha nelas! Para um visual diferente e bonito. smile

(Practical Enrichment)

E aí, pronta para montar sua própria coleção? E ó, se você não tem costume de beber vinho/champanhe de vez enquando, pede para aquele amigão guardar para você. Ou melhor, vários amigões. Assim você garante sua matéria prima para os projetinhos e deixa sua casa mais bonita para recebê-los.

Qual outra ideia você tem para usar as rolhas na decor?

43 Comentários

  1. Pingback: Decorando com cortiça | Minha casa, minha cara

  2. Onde comprar esse vasos pra decoração, tenho muitas rolhas e gostaria de colocar todas num vaso.

  3. JACIRA DE LURDES MACHADO DA SILVA em

    Maravilhoso…quanta criatividade!
    Adoro artesanatos, trabalho em um Ateliê de Artes aqui em Canoinhas/SC.

  4. Adoreiiiiiiiiiiii a ideia. Meu filho é sommelier, vou tentar arrumar as rolhas e fazer coisas incriveis a partir das suas artes. Obrigada por compartilhar seu talento.

  5. Tenho a mania de guardar esse tipo de coisa para algum fim que desconheço… Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Adorei!!! Não imaginava que dava para fazer tantas coisas com uma rolha. Sugestões simples, criativas!!

  7. Maria Christina de Souza Rodrigues em

    Adorei e gostaria de mais idéias, pois na minha casa eu tenho muitas rolhas dentro de vidros e muitas ainda guardadas esperando novas idéias !

  8. Oi Ana! Você encontra braçadeiras de metal para vender em qualquer loja de construção ou de ferramentas! :)
    Beijocas

  9. Bonito trabalho de arte com o uso de rolhas de cortiças, muito bem bolado, eu tenho aproximadamente mil e duzentas rolhas, agora eu vou ter o que fazer com elas

  10. Pingback: Links « Lar&etc

  11. ótimas ideias. Sempre guardo as rolhas dos
    vinhos que tomo.Vou aplicar todas estas ideias
    para decorar minha casa e até presentear os
    amigos!

  12. Adorei as dicas. Já fiz esse quadro de avisos a algum tempo. agora vou fazer o descando de panela. A braçadeira de metal é uma ideia legal para manter as rolhas firmes; poderia cobri-las com alguma coisa para dar um charme?

  13. Pingback: Composê » Blog Archive » Utilizando rolhas na decoração

  14. Maria Isabel da cunha Leite em

    Gosto muito de trabalhos como esse, reaproveitando o que geralmente jogamos fora e rolhas tem mil e uma utilidades… Adorei a decoração com as rolhas…..criatividade é tudo.

  15. Adorei a idéia doqwuadro de recados…por acaso essa semana peguei uma rolha e guardei, pensei q poderia usá-la para trabalho escolares dos filhotes. Óh…vou começar a colecionar!!! Bjsss