Minha casa, Minha cara

É muito comum encontrar alguns riscos nos móveis de vez enquando: por mais que a gente cuide super bem, sempre existirão situações e acidentes onde ele levará uma batidinha e, consequentemente, ganhará um arranhão. Isso acontece bastante em mudanças, mas também pode acontecer no dia a dia, quando trocamos algum móvel de lugar dentro de casa. E como fazer para recuperá-lo? Como fazer para remover estes riscos?

(Via)

Riscos Superficiais

Se o arranhão for bem superficial em madeira enceirada, o risco pode ser removido com a ajuda de uma lixa fina e óleo de linhaça, seguida da aplicação de cera própria para móveis. Também dá  para preencher a ranhura com cera de abelha ou noz, passando em seguida um pano macio para lustrar e aplicando cera para móveis. O risco ficará imperceptível em ambos os casos. smile

(Via)

Em madeira envernizada, use um pincel macio para aplicar verniz diluído ao longo do risco na direção do veio da madeira. Deixe secar bem e aplique novamente, até a superfície ficar preenchida com o verniz e o arranhão sumir.

Riscos profundos

Para marcas mais profundas, você deverá raspar toda a superfície danificada e aplicar um novo acabamento. A cera de abelha também pode ser usada neste caso: faça ela penetrar dentro do risco e, depois de algumas horas, aplique cera de polir.

Aproveite para dar uma boa lustrada nos bichinhos depois destes consertos, para deixá-los com cara de novos. Clique aqui e saiba como lustrá-los!

5 Comentários

  1. Pingback: Como cuidar de móveis de madeira? - Minha casa, Minha cara

  2. eu tirei da estante da sala que é escura com betume da judea, aplica e retira com pano e agua raz , depois passa oleo de peroba , ficou nova

  3. Dicas muito úteis. para manter o móvel de madeira por mais tempo o ideal é fazer polimento frequentemente, as pessoas tem mania de nao fazer..