Minha casa, Minha cara

Você convidou várias pessoas para sua casa e algumas delas esqueceram de usar o porta-copos, o que fez com que uma mancha branca aparecesse no tampo da sua mesa. Ou aconteceu um acidente e vazou água do vaso que decorava o seu aparador de madeira. Coisas assim podem acontecer no seu dia a dia, deixando em seu móvel uma marca esbranquiçada.

E o que fazer para removê-las? Por sorte existem algumas formas simples de conseguir eliminar tais manchas indesejadas. Uma delas é aplicar com um pano limpo e macio uma camada de óleo de peroba em cima da mancha – um produto que entra nos veios da madeira expulsando a mancha e restaurando a cor original do móvel. Depois é só esperar secar para finalizar com a cera para móveis de sua preferência.

(Via)

Outra saída bem interessante que encontramos foi o uso do ferro de passar. Vários vídeos no Youtube mostram como remover manchas indesejadas apenas com um pano úmido e com o calor do ferro de passar roupa: como um toque de mágica, a mancha desaparece.

(Via)

Funciona assim: você coloca um pano levemente umidecido em cima da mancha, espera o ferro esquentar e depois passa ele morno por cima do pano, quantas vezes for necessário para a mancha sair. Depois basta dar uma polida generosa na superfície recuperada para o móvel ficar novinho em folha.

Confira o vídeo abaixo:


Vocês já conheciam esta técnica? Alguém já tentou?

25 Comentários

  1. Olá, tenho uma mesa branca de madeira e ficou manchada, após, ficar um plástico incolor sobre. Os pontos de manchas parecem que ficam mais brilhosos a luz, parece que está molhado.. Abs

  2. Pingback: Como cuidar de móveis de madeira? - Minha casa, Minha cara

  3. Olá, Gabriela, tudo bemmm contigo? Nós sugerimos que você misture detergente de louça em água quente e agite bastante, até fazer espuma. Depois, umedeça um pano somente na espuma e aplique sobre a mancha. Use um segundo pano umedecido em água e enxágue. Se a mancha não sair, é muito provável que você tenha que pintar novamente o tampo. :( A madeira, como você deve saber, tem a tendência de absorver algumas substâncias muito rapidamente e, se ela não for limpada imediatamente, os danos se tornam irreversíveis. Esperamos ter te ajudado, qualquer coisa, nos escreva!

  4. Kely, tudo bemmm contigo? Conversamos com os nossos especialistas e isso é bem delicado. Não tem como tirar a tinta, sem estragar o verniz. Seria necessário lixar todo o móvel, daí tentar tirá-lo com bicarbonato ou outros produtos especiais. No entanto, pode acontecer da tinta já ter penetrado a madeira e aí não tem como tirar mais mesmo. :((((

  5. Nossa! Vou super tentar a do ferro hoje.. caos não dê, vou na do Peroba e cera! tomara que alguma funcione!!!! :)

  6. Veja esta dica, Franciele: A primeira regra é não usar removedor de esmalte na madeira, o removedor pode piorar a situação e criar mais manchas. Para tirar a mancha de esmalte use spray fixador de cabelo. Isso mesmo, o famoso e conhecido laquê! Deixe agir por cerca de 20 segundos e depois passe um pano seco e limpe a mancha. Talvez seja necessário repetir o processo algumas vezes.

  7. Pessoal, me ajudem. Derrubei um vidro de esmalte no chão e deixou a madeira manchada, bem mais claro. O que eu faço para recuperar? :(

  8. Acabei de salvar um móvel com quase 100 anos com será dica maravilhosa.
    Super fácil e super eficaz.
    Funciona mesmo.
    Obrigada :)

  9. Estava maluca tentando retirar 03 dessas manchas brancas na mesa da minha casa. Fiquei muito tempo tentando com a dica do ferro de passar. Resultado? Não deu certo,. O que eu consegui de fato, foi aumentar muito dimensão das manchas. Ficou Horriiiiivel!!! E agora?

  10. Eu fiz essa do ferro de passar e funcionou!!! Eu estava enlouquecida com dua manchas na minha mesa de jantar e elas sumiram…. fiquei muito feliz!!!

  11. Gostaria de saber se há algum meio de eliminar mancha de caneta de móvel de madeira encerada. A tinta impregnou imediatamente na mesa e não consigo tirar…

  12. Silvia Helena Camargo em

    Ótimas dicas!!! Essa do ferro de passar, eu nunca tinha visto, super original e sem nenhum gasto em produtos, genial!!!

  13. Oi Diogo! Use a parte mais áspera da esponja combinada com um pouquinho de bicarbonato e esfregue em cima do risco. O risco deve sumir :)

  14. por favor ajudei-me . o meu irmão riscou o armario com giz da escola no movel da cozinha e eu quero remover os riscos .
    POR FAVOR AJUDEI-ME ASSIM QUE VIREM ISTO RESPONDAM . EU AGRADESSO obrigada