Minha casa, Minha cara
QueiMMMa Meu Móvel de Madeira

Passo a passo para você aprender a reformar sua banqueta de madeira e deixá-la com a sua cara!

Post convidado: Ludmila Ferreira, do Curti Ateliê :D

Eu sou suspeita para falar sobre reformar uma banqueta de madeira – simplesmente adoro! Acho que banquetinhas são muito versáteis, graciosas e podem ser usadas em todos os ambientes da casa. Na sala, como mesa de canto ou de centro; no quarto, como criado-mudo; na sala de jantar, pra garantir um lugarzinho extra na mesa sem ocupar muito espaço e por aí vai. E se as banquetas por si só já são uma graça, imagina uma toda colorida e com a sua cara? heart Para este passo a passo, escolhi a estampa Chevron, o famoso Zig-Zag, uma tendência que saiu das passarelas direto para a decoração. Você pode usar as cores da sua preferência ou que combinem com seu lar doce lar. wink Como reformar uma banqueta de madeiraO que você vai precisar para reformar uma banqueta de madeira:

– Tinta PVA ou acrílica. Eu usei as cores: branca, rosa, verde primavera, verde pistache, verde oliva e amarelo claro;

– 2 pincéis: um grande para pintar as áreas maiores e um menor para acabamento;

– Régua, lápis e caneta de traço permanente;

Importante: Antes de começar verifique se sua banqueta está envernizada. Se estiver, será preciso remover esse verniz para que o móvel possa receber uma nova cor. Faça esse processo com uma lixa 60 em toda a extensão da banqueta.

Como reformar uma banqueta de madeira com tinta e canetinha

Vamos lá, mãos à obra:

Passo 1: Pinte toda sua banqueta de branco. Isso vai fazer com que a cor que você for usar posteriormente fique mais vibrante e viva. Tanto a tinta acrílica, quanto a PVA secam muito rápido. Pra garantir, espere 1 hora antes de partir para a próxima etapa.Como reformar uma banqueta de madeira com tinta brancaPasso 2: Hora de colorir as pernas da banqueta e a borda do assento! Eu usei um tom de rosa puxado para o pink, que contrasta e ao mesmo tempo harmoniza com os tons que vou escolher para o Chevron do assento. Dê duas mãos de tinta e faça o acabamento com o pincel menor com bastante cuidado. Lembre-se de, novamente, esperar a tinta secar antes de cada passo. wink Como reformar uma banqueta de madeira com pés coloridosPasso 3: Agora é a vez de pintar o assento. Dê duas mãos de verde primavera em todo o assento para a cobertura ficar perfeita e deixe secar por 1 hora.

Passo 4: Confira se tudo está bem seco e aguarde até que esteja. Depois, é hora de começar a parte divertida! \o/ Com a ajuda de uma régua e de um lápis, faça os desenhos geométricos que caracterizam o Chevron. Lembre que você está riscando com lápis e, portanto, não há necessidade de se apavorar caso erre. Apenas se atente para não fazer traços muito fortes, o grafite pode sujar sua pintura.Como reformar uma banqueta de madeira com chevronPasso 5: Proteja com fita crepe toda as áreas que não serão pintadas com as próximas cores. No Chevron, isso consistirá em, basicamente, uma lista sim e outra não. Capriche nessa colagem e proteja bem as áreas que não vão receber novas cores. Inclusive, não esqueça do espaço que já foi pintado de rosa. Esse cuidado com a fita vale muito a pena para que a reforma da sua banqueta de madeira fique com um acabamento impecável. heart Como reformar uma banqueta de madeira usando fita crepePasso 6: Agora basta colorir, sem medo de ser feliz, as três faixas que ficaram sem proteção. Eu usei o verde oliva, o verde pistache e o amarelo claro. Dê duas mãos de cada cor. Aqui o tempo de secagem precisa ser maior para que você não corra riscos na hora de retirar a fita crepe. Deixe secar por pelo menos 3 horas.Como reformar uma banqueta de madeira bem coloridoPasso 7: Depois que a tinta estiver bem seca, retire as fitas de proteção com cuidado e faça o acabamento com uma caneta de traço permanente. Se você tiver bastante firmeza nas mãos, pode fazer este passo com um pincel fino e tinta preta.Como reformar uma banqueta de madeira com tinta colorida e caneta permanentePara finalizar, não se esqueça de passar uma camada de verniz fosco, em spray ou líquido, em toda a banqueta! Agora você já sabe como reformar uma banqueta de madeira e tem um móvel cheio de estilo, atual e versátil para decorar sua casa. Conta para a gente o que você achou desse passo a passo e como você vai utilizá-lo nos comentários! wink

Comentários não estão permitidos.