A parede azul não combina mais com o sofá novo? O branquinho perdeu a graça ou você simplesmente acordou com vontade de dar um tapa na parede da sala de estar? Então não perca tempo e nem passe vontade. Com estas dicas você vai poder colocar a mão na massa sem medo de ser feliz, e transformar a  parede do seu lar sozinha, no maior estilo “faça você mesma”.

Passo 1: Preparando a parede para receber a tinta

Nem sempre a parede que você quer pintar está pronta, zeradinha. Ela pode estar mofada, ter vários buracos de parafusos e muitas outras imperfeições que irão impedir com o que o resultado final fique 100%. Para deixá-la certinha e pronta para receber uma nova cor, você precisará encarar a massa-corrida.

(Via)

Com uma espátula, tire um pouco da massa-corrida da lata e passe na desempenadeira, para em seguida passar sobre a parede acima das imperfeições com movimentos vai e vem. Espalhe e alise bem para ficar uniforme, parando somente quando a superfície estiver lisa.

(Via)

Depois é hora de lixar! Espere secar por 5 horas e, com uma lixa 180, lixe a superfície para remover qualquer rebarba.

(Via)

Repita todo o processo uma segunda vez, para a parede ficar bem lisinha. Depois é só passar um pano seco limpo para remover o pó criado pela lixa. Sua parede já está prontinha para receber a tinta! \o/

Passo 2: Pintando a parede

Agora chegou a hora da diversão: escolher uma nova cor de tinta (PVA à base de água ou acrílica) para pintar a sua parede. Escolha um tom do seu agrado e que combine com sua decoração e prepare seu espaço para começar a pintar. Forre o chão com jornal e delimite o rodapé, o teto e as laterais com fita crepe, para o acabamento ficar certinho.

(Via)

Para pintar, mexa bem o conteúdo da lata para a tinta ficar homogênea. Em seguida, despeje um pouco da tinta em uma bandeja própria para pintura e mergulhe o rolo de lã sintética, batendo na bandeja para tirar o excesso.

(Via)

Deslize o rolo pela parede seguindo uma só direção e mergulhe novamente na bandeja assim que precisar de mais tinta. Os detalhes próximos à fita crepe que você colou, deverão ser feitos com um pincel para que o acabamento fique perfeito.

(Via)

Espere secar e aplique mais uma demão, até a pintura ficar uniforme. Algumas ficam perfeitas já na segunda demão, outras precisam de uma terceira. Analise o resultado para decidir quantas serão necessárias. Depois disso é só esperar secar e pronto! Sua parede está linda e renovada para decorar a sua casa. Não esqueça de lavar o rolo e os pincéis depois de pintar, para que seus materiais durem bastante. =)

Fonte: Mdmulher

Se você quiser uma demonstração, a Vero do Além da Rua Atelier fez dois vídeos legais mostrando a preparação da parede e a pintura de fato. Vale dar uma olhada para tirar todas as dúvidas! Clique aqui e aqui.

Quem aí tem mais dicas para pintar a parede?

17 Comentários

  1. Adorei as dicas, pois estou pintando a casa e optando por cores, o que tem alegrado a família toda. Só não podemos nos esquecer de ler as instruções do fabricante, para saber a quantidade de água potável que a tinta precisa, hoje há tintas que aceitam até 50% de água, o que faz a tinta render mais e dar melhor acabamento, pois tinta muito grossa deixa vestígios na parede. Beijo

  2. Boa, Olinda! É sempre importante prestar atenção nisso e até perguntar sobre a tinta para o vendedor nas lojas especializadas. Eles geralmente manjam tudo!
    Beijocas e obrigada pelo comentário!

  3. Samantha, algumas tintas precisam ser diluidas sim, esquecemos deste detalhe. Na lata das tintas você encontra informações sobre como diluir e o rendimento. =)
    Beijinhos

  4. Pingback: Como fazer um número em mosaico, e novidades! | Alem da Rua Atelier

  5. Fatima Cordeiro de Almeida em

    Bom dia,
    Obrigada pela dica, apesar de ter um pintor exelente, mais sempre é bom ter uma boa explicação e nunca é demais estar sempre aprendendo as novidades.
    Que Deus esteja sempre abençoando vcs em nos enviar as novidades de casa madeira.

  6. Estou pesquisando sobre como pintar as paredes da minha casa e, achei super explicadinho.Acho que vou acertar pintando eu mesma.Obrigada pelas dicas.

Deixe seu comentário ;)