Minha casa, Minha cara

Romances, livros técnicos, biografias… São tantos exemplares acumulados ao longo da vida que acaba faltando espaço para mantê-los organizados dentro de casa. Por isso montar uma mini biblioteca para eles, além de ser uma iniciativa carinhosa com seus companheiros de aventuras, é a única saída para fugir da bagunça e do improviso.

A sua mini biblioteca pode ser montada em qualquer cantinho que tenha sobrado na sua casa, preferencialmente junto com o home office ou no quarto de visitas, onde haja também espaço e boa iluminação para a leitura. Em estantes, nichos, cristaleiras ou prateleiras, seus livros ficarão organizados, protegidos do sol e da umidade e sempre à mão.

A forma de organizá-los nos móveis vai depender do que funciona melhor para você. A gente acredita que agrupá-los por gênero ou tema (suspense, biografia, culinária, infanto-juvenil, etc) seja a maneira ideal para conseguir encontrá-los nas prateleiras com mais facilidade. Para deixar sua procura ainda mais rápida, organize-os dentro dos gêneros e temas em ordem alfabética, pelo título do livro ou nome do autor.

Ainda tem quem valorize o resultado visual da arrumação, fazendo com que os livros sejam parte da decoração. Nesse caso, dá para arrumá-los em ordem de tamanho ou por cores de capas e lombadas. O resultado fica mais descontraído e a estante ganha uma nova cara:

Escolha alguns livros bonitos com capas legais e chamativas para decorar a mesa de centro. Se o conteúdo deles for repleto de imagens, melhor ainda. Além de deixar sua sala de estar mais bonita, ele irá entreter seus amigos que passarem por ali.

Pronto. Agora é só cuidar com carinho de cada um deles, para que possam durar por anos e anos e passar por gerações. Em estantes abertas, vale a pena passar um pano seco ou espanador uma vez por semana para remover a poeira. Deixe-os longe das traças usando bolinhas de naftalina, cravo da índia e pastilhas de cânfora na sua estante e procure guardá-los sempre na vertical, para não haver alterações em seus formatos.

E você, que método utiliza para deixar seus exemplares sempre em ordem? (:

Fonte das imagens: Designverb, OneKingsLane, Organização e arte e Dasgurias

12 Comentários

  1. Pingback: Faça você mesma: porta-livros -

  2. Thanks a bunch for sharing this with all of us you actually realize what you’re talking approximately! Bookmarked. Kindly also visit my web site . We will have a hyperlink exchange arrangement among us! dackaeefefad

  3. Wow that was odd. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted to say superb blog! ceedbdecdkae

  4. Acho que, para quem tem poucos livros, as estantes prontas são uma boa pedida. E são muitas as opções para acondicioná-los: estantes abertas e fechadas, nichos e cristaleiras (como foi muito bem sugerido aqui pela MMM para quem quer proteger mais os livros) e que podem ter diferentes estilos e formatos. Mas, para quem é leitor de carteirinha, um bibliófilo, o ideal é mandar fazer um móvel que caiba os muitos livros que já existem e que tenha potencial para acondicionar os muitos outros que ainda serão adquiridos ao longo da vida (ou móveis que, pelo menos, ofereçam a possibilidade de uma futura ampliação ou replicação). Eu só falo isso porque sou uma aficionada por livros, professora de literatura e sei, por experiência própria, que sai muito mais caro comprar várias dessas estantes ou móveis prontos para acondicionar uma quantidade maior de livros. Mas é bom ter aquela estante charmosa, junto daquela poltrona confortável e igualmente charmosa para guardar os livros preferidos (aqueles que a gente está sempre relendo, sabem?), e pra isso, a MMM tem boas opções.

  5. Realmente é muito difícil encontrar estantes feitas para cumprir a função para a qual foram criadas: ‘guardar livros’. Moro em uma região de terra vermelha, há muita poeira mesmo no 3º andar. Preciso de estantes fechadas para guardar e proteger meus livros da poeira. Gostaria de encontrar estantes como as que meus pais tinham, com portas de vidro que protegem e, ao mesmo tempo, expõem os livros. Com portas de vidro os livros ficam protegidos sem ficar escondidos.

  6. Adoro a MMM, e lamento que vocês não tenham opções de estantes exatamente como as que mostraram nesse post. Minhas duas filhas têm uma biblioteca de mais de 400 livros, a minha tem perto de quatro mil e, ao me mudar e precisar de estantes novas, percebi que estante de livro no Brasil é artigo de luxo. As estantes parecem mais móveis de guardar bibelôs e TV do que para livros. Uma pena – vocês foram minha primeira opção e me decepcionei.

  7. Aqui em casa não tenho um lugar ideal pra guardar meus livros, então deixo-os empilhados na horizontal, um sobre o outro, porque eles não cabem em pé. Já li que não é bom fazer assim, mas infelizmente num momento é o jeito que tenho ao meu alcance.
    Acho lindo ver livros expostos pela casa, contando um pouco da história daqueles moradores…
    Um beijo!