Minha casa, Minha cara

Segunda-feira não só é o começo da semana, como também é o início de tudo: de uma nova dieta, de um novo projeto, de colocar um plano de gaveta em prática e muito mais. Que tal aproveitar o clima e as energias renovadas do final de semana, colocar a mão na massa e finalmente organizar a sua casa? Para que você se encoraje, convidamos a Edeltraut Lüdtke do blog Transformando Espaços, para reunir dicas incríveis para você organizar qualquer espaço. Confira!

***

Não existem fórmulas mágicas para organizar qualquer espaço, é algo bem pessoal, pois cada pessoa vê a organização do seu jeito, cria seus métodos personalizados, extraindo o que lhe atrai de outros modelos. A forma como observo os espaços e tento buscar soluções de organização para eles, da forma mais simples e criativa que houver, sem custos ou com pouquíssimas despesas, é a que irei detalhar a seguir, e se divide em três etapas principais.

Como organizar qualquer espaço

Etapa 1 – AVALIE E DESAPEGUE.

Olhe para seu espaço e faça perguntas. O que tem aqui? Por que isso está aqui? Precisa ficar aqui? É útil neste espaço? Falta alguma coisa, que ainda está noutro ambiente? Como vamos armazenar isto? O que precisa sair imediatamente daqui, não faz mais sentido guardar? O que precisa de conserto? O que pode ser reaproveitado? O que pode ser doado?

Mantenha o foco num espaço de cada vez: repita o processo da organização em cada um deles.

Avalie a necessidade de produtos organizadores.

Separe os “itens duvidosos” em três caixas: do Descarte, da Doação e do Conserto.

Processo de organizaçãoEtapa 2 – ORGANIZE O ESPAÇO.

Tendo feito um panorama do espaço é hora de começar a pensar nas respostas para as seguintes perguntas: Como começar? O que guardar em cada espaço? Como guardar? Como categorizar? Como separar? Que produtos organizadores escolher? Quais são as melhores formas de armazenamento destes itens?

Cada espaço tem respostas específicas, mas a sistemática pode ser aplicada nas mais diversas áreas.

Etapa 3 – MANTENHA TUDO EM ORDEM

O segredo de manter tudo em ordem se baseia nestas três palavras às quais precisamos estar engajados:

Revisão periódica: volte lá na primeira etapa e verifique se a organização está atendendo as necessidades, ou se precisa melhorar alguma coisa.

Identificação: ela ajuda muito para servir de referência ao espaço organizado.

Disciplina: poderíamos traduzir o termo disciplina por engajamento na causa “espaço organizado”, é a atitude certa, o hábito transformador. Organização é acima de tudo melhorar continuamente, e com a disciplina a gente faz acontecer tudo isso, nem que tenhamos de “bagunçar” por alguns instantes para depois organizar novamente.

Este passo a passo de “Como organizar qualquer espaço” funciona para mim, e não consigo imaginar vivenciar a organização de outra forma, seja para espaços físicos ou virtuais. E você, também já adaptou algum método a sua realidade? Como foi? Fique a vontade para contar nos comentários, e enriquecer esta reflexão. Que encaremos a organização como um caminho para viver melhor e mais feliz!