Minha casa, Minha cara

Cerâmica, madeira, pastilhas… São tantos os materiais de revestimento que às vezes ficamos perdidas na hora de cuidar da manutenção de cada um deles. O pano úmido com detergente neutro dá jeito em grande parte deles, mas na hora da limpeza pesada precisamos recorrer a outros recursos. Para facilitar a sua vida, aí vão algumas dicas de quais produtos usar na hora de limpá-los:

Vidro e espelho

Para fazer a manutenção, um pano úmido com detergente neutro já faz um ótimo serviço pelas portas de vidro e janelas. Em espelhos, use uma flanela com álcool. Já para limpar manchas e sujeiras mais resistentes, lance mão do vinagre branco como recomendamos aqui. Diluído em água, ele pode ser passado no boxe e em janelas para deixar o vidro supertransparente e bonito. Deixe agir por alguns instantes e depois enxague.

Cerâmica

Dê aquela geral na cerâmica ou porcelanato da sua casa com a ajuda de um saponáceo cremoso ou líquido, evitando o produto em pó que pode acabar riscando o acabamento. Soluções com cloro ativo diluídos conforme a embalagem também podem ser usadas na hora de limpar azulejos e pastilhas cerâmicas.

Aço Inox

Para remover manchas do aço inox, use pasta de polir específica para o material. Esfregue sempre no mesmo sentido da escovação e aproveite sua superfície novinha em folha.

Móveis de acrílico e laca

Evite limpá-los com produtos à base de álcool e solventes. Produtos laqueados devem receber reaplicação da seladora uma vez ao ano, para que fique livre de qualquer risco no acabamento. Outra saída para deixa-las livre dos riscos é passar uma lixa bem fina e depois polir com cera automotiva.

Portas e esquadrias de alumínio

Passe removedor à base de petróleo no alumínio natural. Use vaselina se quiser dar mais brilho. Já as peças com pintura eletrostática pedem cera automotiva.

Móveis e pisos de madeira

No dia a dia, um pano seco ou um pano úmido seguido de outro seco já são suficientes para deixar a madeira limpa. Também dá para utilizar produtos próprios para a madeira, que vão proteger a superfície.

Fonte: Casa.abril

12 Comentários

  1. Pingback: Como escolher o piso ideal para cada ambiente | Minha casa, minha cara

  2. SAPONÁCEO SOMENTE PARA LIMPEZA PESADA…UTILIZEM SAPOLIO CREMOSO/LIQUIDO COM ABRASÃO MENOR POREM EFICIENTE.

  3. O PORCELATO recomenda -se limpar com água e detergente neutro, não precisa de mais nada. E até outros pisos.