Minha casa, Minha cara

O ano está acabando e você comprou um lustre novo superlindo para colocar na sala de jantar para começar 2013 com um toque todo especial na decoração. Só que você não sabe instalar sozinha, então ele ainda está encaixotado, quietinho, guardado em algum canto da sua casa. Pra resolver esta questão, hoje vamos te ensinar a instalar uma luminária pendente por conta própria, sem drama. Assim você fica cada vez mais independente e a sua casa cada vez mais bonita. smile

Antes de começar a instalação, desligue a chave geral da casa para evitar qualquer acidente. Como você vai mexer com a parte elétrica, este cuidado é completamente indispensável para a sua segurança.  Feito isso, é hora de começar.

Você vai precisar de:

  • Fita isolante
  • Estilete
  • Alicate
  • Chave de fenda
  • Trena

As instalações podem variar de acordo com o modelo da luminária, por isso sempre leia as instruções do fabricante. Você terá que fixá-la no topo, nos pés de galinha da caixinha de luz com a ajuda de parafusos próprios para suportar o peso do seu lustre:

(Via)

Passe a fiação elétrica pelos buraquinhos localizados na base da luminária e depois nos pés de galinha da caixinha de luz, junto com o cabo de aço (caso houver).

(Via)

Se sua luminária vier acompanhada do cabo de aço, regule sua altura medindo com a trena. Depois de ter chegado na medida desejada, prenda o cabo com o parafuso indicado para este fim.

(Via)

Para instalar sua luminária, retire com a ajuda do alicate a capa plástica da ponta dos fios do lustre e da caixinha de luz instalada no teto do ambiente.
Junte as duas pontas dos fios da luminária, com as duas pontas do fios da caixinha localizada no teto, de modo que fiquem dois fios unidos um ao lado do outro (um da luminária com um da caixinha + um da luminária com um da caixinha). Torça bem para que fiquem presos um no outro, cobrindo a emenda com quatro voltas de fita isolante.

(Via)

Coloque as lâmpadas e depois ligue a energia para ver se a instalação está ok. Se tiver tudo certo, basta fixar a base da luminária no teto, rosqueando ou encaixando, e pronto! Você já tem seu novo pendente para deixar sua casa mais iluminada em 2013.

(Via)

Para quem preferir, aqui tem um vídeo que pode te ajudar a entender tudinho. Clique e assista!

Fonte: Mdemulher e Mulher Uol

7 Comentários

  1. olá, e quando o forro é de pvc, como posso prender a luminária devido ao seu peso precisaria de reforço acima do forro….podem me ajudar? Obrigada.

  2. Eu tbm gostei muito do comentário da Darly ! As vezes quando meu esposo chega do trabalho eu já fiz várias coisas desse tipo !

  3. Poxa Darly, que comentário mais lindo <3 Ficamos felizes! E adorei seu exemplo, quando conseguimos fazer as coisas sozinhos, fazemos tudo do nosso jeito e ao nosso tempo, né? Melhor coisa. rs
    Beijocas e obrigada pela visita!

  4. Muito útil essa dica, acho que as pessoas deveriam se esforçar para serem independentes, vejo que a cada dia , a dependência do outro se torna maior, isso nos faz fracos.

    Gosto de aprender sobre tudo e dificilmente peço ajuda pra fazer alguma coisa, seja uma comida especial ou a instalação de tomada, chuveiro, varal, até fiz o meu próprio guarda roupas, sozinha!!!

    A possibilidade de ter alguém pra ajudar nos deixa preguiçosos, já eu não tenho quem me ajude, então me viro em tudo.

    Parabéns pelo site, ele é Ótimo!!!!