Minha casa, Minha cara

A cortina tem diferentes funções na decoração: embeleza o ambiente, filtra a luz natural proporcionando uma atmosfera aconchegante dentro de casa e ainda traz privacidade. Disponível em diferentes tamanhos, materiais e cores, ela é indispensável em praticamente todos os ambientes do nosso lar: da sala de estar e quarto a cozinha e home office.

Mas como escolher a cortina certa para cada ambiente da casa? Com tantas opções, fica até difícil saber qual modelo é o mais adequado para cada cantinho. Para ter um direcionamento e ganhar segurança, comece pelo jeito mais simples: analise o estilo adotado em cada espaço. A partir desta análise você já será capaz de escolher um tecido que esteja de acordo com o restante.

Em uma sala de TV, o modelo rolô é supereficiente para deixar o ambiente bem escurinho, tipo cinema em casa. Aqui é importante ter um sistema bem funcional para que a luz de fora não fique refletindo na tela da TV, atrapalhando a visibilidade dos filmes e novelas que você assiste.

O tamanho ideal varia de ambiente para ambiente. Na cozinha e área de serviço, por exemplo, as cortinas são curtas e de material fácil de limpar como as telas solares de PVC e poliéster, para aumentar a praticidade no dia a dia.

Para espaços como a sala de estar e a sala de jantar, escolha cortinas longas com o varão encostado ou instalado no teto. Cortinas mais altas com comprimento rente ao piso dão uma maior sensação de amplitude e deixam o ambiente mais bonito – tomando sempre cuidado para que o tecido não seja comprido demais, arraste no chão e vire alvo da sujeira.

A cor da sua cortina pode combinar ou não com a paleta de cores do seu ambiente, cabendo a você escolher o que mais tem a ver com o seu estilo, com a sua personalidade. Tecidos claros são mais garantidos, principalmente se você não está 100% segura quanto a escolha: eles deixam o ambiente mais iluminado e combinam com tudo. Os mais escuros são ótimos para os mais ousados, tendem a deixar o espaço mais aconchegante, mas desbotam com mais facilidade.

Na hora da escolha do material, converse com os vendedores e analise qual efeito você vai querer em cada ambiente. Se quiser maior transparência, o voal é uma boa pedida; para um efeito mais opaco, prefira o linho 100% poliéster. A gaze de linho e os linhos de trama fechada, puros ou mistos, são opções comuns para quem busca fibras naturais.

Aproveite todas estas dicas, mas não pare por aí! É sempre bom pesquisar bastante sobre o assunto antes de tomar a decisão final. E não deixe de ver muitas fotos na internet para se inspirar! Sabe de outras dicas? Então compartilhe com a gente aqui embaixo!

Fonte das imagens: Caras, Casa.abril, Assim eu gosto, Romã

11 Comentários

  1. maria das dores costa chaves em

    AAAAAAAAAAAAAAADOREI TODAS AS NOVIDADES É GOSTARIA DE RECEBER NOVIDADES NO MEU E-MAIL SEMPRE .BJS!

  2. Pingback: Como escolher uma cortina para sua casa | Amoedo Revista Virtual

  3. Luciana Machado em

    Estou com dificuldades aqui no Rio de Janeiro de encontrar casas especializadas em cortinas… Podem me ajudar?

  4. Silvia Helena Camargo em

    Como sempre, adorei tudo!!!
    As cortinas, deixam o ambiente acolhedor e mais refinado, com jeitinho de Lar Doce Lar.

  5. Pingback: Sua casa já tem cortinas? | Imobiliária Triarte

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂