Minha casa, Minha cara

O sofá é o móvel mais importante da sala de estar e da sala de TV, sendo o centro das atenções nos ambientes. Além disso, ele é um dos itens da casa que mais utilizamos no dia a dia, seja para descansar, assistir TV ou receber visitas. Não é à toa que a escolha de um modelo ideal para seu espaço seja um verdadeiro desafio, né?

capture-20131010-151923

A escolha do sofá é muito baseada no conforto e no visual: ele precisa proporcionar um encosto e assento que sejam firmes e macios na medida, além de ter um tecido, cor e estilo adequados ao seu ambiente. Por ser a peça chave da sala, ele tem um enorme apelo decorativo e ainda pode receber acessórios, como mantas e almofadas.

capture-20131010-150917

O tamanho da sua sala de estar ou sala de TV é que determinará o tamanho ideal do seu sofá. Salas pequenas precisam de modelos compactos, com pouca profundidade ou feitos sob medida. Quando for até a loja, leve a fita métrica para escolher um modelo que sirva certinho no seu ambiente. Cores claras também ajudam a deixar o espaço mais amplo e agradável. Para que a circulação fique desimpedida, é necessário deixar no mínimo 70 cm em volta do móvel.

casa_vogue

Outra solução legal para as salas pequenas é investir em pufes que se encaixam embaixo da mesa de centro para servir de assento extra para quando as visitas chegarem. Se necessário, escolha modelos de sofá sem braço que ocupam menos espaço no ambiente.

capture-20131010-153600

Ambientes grandes podem receber sofás em “L” ou os modelos com chaise, proporcionando uma variedade maior de opções de uso no dia a dia. Já pensou? Assistir a um filme ali, deitado, na companhia de uma mantinha?

desiretoinspire7

Outro detalhe importante na hora de escolher o sofá é o tecido. Ele precisa ser fácil de lavar e de manter para deixar sua rotina mais prática e agilizada. Se você tem crianças ou animais em casa, por exemplo, o ideal é optar por tecidos mais escuros que disfarçam melhor a sujeira. Couro e couro sintético são os mais fáceis de limpar. O chenille, poliéster e o jacquard são macios ao toque, bem duráveis e podem ser impermeabilizados para facilitar a limpeza.

capture-20131010-151642

Na hora de combinar, use seu bom senso! Um tapete estampado fica mais fácil de combinar com um sofá liso e vice e versa. Se seu ambiente é neutro, vale a pena investir em um sofá de presença, com cores fortes e design bonito. Sofás mais básicos pedem mantas e almofadas coloridas para ganharem vida.

capture-20131010-154014

Na Meu Móvel de Madeira estamos com vários modelos novos (e lindos!) de sofás para a sua casa. Dá uma olhada!

sofas

 

1) Sofá 2 lugares Arpoador 2) Sofá 2 lugares Baggio 3) Sofá 2 Lugares Cannes

O que você leva em conta na hora de escolher o seu sofá?

Fonte das imagens 1 2 3 4

2 Comentários

  1. Pingback: Como escolher o sofá ideal para sua casa - Minha casa, Minha cara