Minha casa, Minha cara

Como aplicar tecido na parede

Aplicar tecido na parede é uma opção bastante tentadora na hora de renovar algum cantinho da casa. Isso porque, além de barata, é fácil de fazer. heart Em um post passadorecebemos várias dúvidas e muuuita gente querendo colocar a mão na massa para personalizar a parede. Para respondê-las resolvemos fazer um apanhadão com as principais respostas sobre o assunto. Vamos lá?

Parede decorada com tecido1. Antes de tudo, a parede

Sua parede precisa estar em bom estado para que a aplicação do tecido fique perfeita. Precisa estar limpa, seca e sem imperfeições – vale dar uma lixadinha se for preciso. Ela também precisa estar em um lugar seco, longe de infiltrações.

2. Qual tecido usar?

Prefira tecidos mais finos, pois os mais pesados podem descolar. Pode ser de qualquer tipo desde que tenha até 70% de algodão. Você escolhe a estampa que preferir: estampas mais miúdas são mais fáceis de combinar caso a parede for grande e você precise fazer emendas. Se o tecido for claro e fino, a parede embaixo precisa estar branca para não interferir na cor final.

3. Faça o teste no tecido

Alguns tecidos mancham em contato com a mistura de água e cola. Antes de aplicar o seu, pegue um pequeno pedaço dele e faça o teste para verificar se tudo fica ok.

Como aplicar tecido na parede?

Faça uma mistura de água com cola branca na proporção de 1/3 de água para 2/3 de cola. A mistura não pode ficar nem muito líquida nem muito grossa. Com a ajuda de um rolinho, aplique a mistura por toda a parede e espere uns minutinhos até a superfície ficar pegajosa. Só depois aplique o tecido já recortado com a medida certa, deixando apenas pequenas sobras no teto e no rodapé para fazer o acabamento com estilete.

Use uma espátula na hora da aplicação para evitar as bolhas. Se surgir uma bolha grande, será necessário remover o tecido até a bolha sumir e colar novamente. Acrescente mais cola se achar necessário. O tecido poderá ficar com aspecto manchado, mas ele permanecerá assim só até secar — depois de seco as manchas somem e o resultado fica uniforme.

E o acabamento?

Basta passar uma camada da mistura de cola com água, um verniz fosco em rolinho ou verniz em spray.

Se enjoar, como tirar?

Dá pra remover facilmente puxando o tecido ou umedecendo levemente por cima para amolecer a cola. A parede embaixo poderá ficar com resquícios de cola ou manchada com o tecido e precisará ser lixada e pintada para voltar ao normal. smile

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente! Vamos adorar poder ter ajudar! heart

Mas… você pode poupar muito espaço com tecidos autoadesivos. É isso: no mercado, já existem tecidos adesivos de várias cores, prontinhos pra colocar na parede. Que tal se inspirar?

Tecido Adesivo Mix – Um pacotinho com 12 unidades de adesivos 20×20 autocolantes. As estampas são sortidas e são ideais pra decorar pequenos espaços, como a faixa de parede nabancada da cozinha!

Tecido Adesivo Azulejo – Também com 12 unidades, o pacote de tecido adesivo azulejo é ideal pra trazer aquele ar boêmio para o ambiente. Você pode usar no banheiro, imitando azulejos de verdade, e ter referências da cultura portuguesa no seu cantinho.

Tecido Adesivo Parede de Tijolos – Quem nunca quis ter uma parede de tijolinhos em casa? Com esse tecido adesivo, que, ao contrário dos outros, vêm em uma bobina de 300x50m, você pode ter uma parede de blogueira em casa – e sem nenhuma obra!

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6

Post atualizado em: 17/11 às 11:45
Sair da versão mobile