Minha casa, Minha cara

Depois de ensinar a aplicar tecido na parede, resolvemos montar um guia do papel contact reunindo uma série de informações importantes para quem deseja colocar a mão na massa aproveitando a versatilidade desse material. Para isso, fomos atrás de quem entende do assunto: a blogueira Margaret do blog Margaretss. heart Veja só o que você precisa saber para aplicar papel contact aí na sua casa!

Caixas com papel contact

O papel contact pode ser aplicado em quais tipos de superfície?
Margaret
: Em toda e qualquer superfície lisa. Pode ser parede, eletrodoméstico, móvel de madeira. O papel contact só não fixa em superfícies irregulares.

Como aplicar papel contact em uma parede?
M:
Revestir uma parede inteira com papel contact é só pra quem tem muita prática, pois é bastante trabalhoso. Minha sugestão é fazer apenas alguns detalhes com papel contact na parede, como desenhos e formas. Para aplicá-lo, é indispensável ter uma espátula para ajudar na fixação e eliminação de bolhas. Também é preciso de muita paciência, porque a aplicação precisa ser feita aos pouquinhos para ficar perfeita.

Parede com papel contact

O primeiro passo é cortar o papel contact de acordo com o tamanho do objeto a ser coberto, sempre contando com sobras para fazer o acabamento. Enrole, posicione no início e vá tirando o papel de baixo aos poucos, aplicando e alisando com a espátula para não aparecer bolhas. Se você errar, tire imediatamente antes de ficar bem colado.

E para aplicar papel contact em um móvel, é o mesmo processo?
M:
É bem parecido! Em móveis existem duas situações: se o móvel tiver acabamento em fórmica ou madeira maciça, a aplicação com a ajuda da espuma fica perfeito. É um truque simples de molhar a esponja e aplicar bastante detergente até formar espuma, dá para ver o vídeo dessa técnica aqui. Também funciona perfeitamente em aplicação de contact em eletrodomésticos. Já para móveis de MDF ou aglomerados, o ideal é seguir o passo a passo normal e evitar molhar, aplicando somente com a ajuda da espátula.

Móvel revestido com contact

É necessário aplicar verniz para dar acabamento?
M: Necessariamente não, eu mesma nunca apliquei. Se for aplicar verniz, é bom ter cuidado e testar em um pedacinho para ver se não mancha a cor do papel.

Como fazer a manutenção de um item personalizado com contact?
M: Basta passar um pano úmido para limpar. Nunca deve-se passar álcool ou produtos corrosivos, pois eles podem interferir na cor do papel.

Qual é a durabilidade da aplicação de contact?
M: Depende muito do uso e do produto. Por exemplo: revesti um filtro com contact e ele quebrou depois de muito uso, mas o contact estava perfeito.  Para caixas e pequenos objetos eles duram muito tempo. Para móveis pode ser necessário trocar com o tempo.

Baú com papel contact

E nesses casos, se enjoar ou o resultado decepcionar, como removê-lo?
M: Muito simples: puxa pela ponta e vai tirando. As vezes é necessário um pouco de força, mas ele sai. Quanto mais tempo ele estiver aplicado na superfície, mais difícil ficará para remover. Mas todos saem.

Ele danifica a parede ou o móvel onde foi aplicado?
M: Depende. Se a parede tiver uma pintura antiga, é possível que ao remover o contact você estrague a pintura, tire um pouco do reboco. Nesses casos você precisará pintar novamente a parede. Mas se a tinta for nova e a parede estiver em bom estado, não danifica nada. No móvel, ele deixa um resíduo de cola. A depender do tipo do móvel, um bom removedor de cola resolve. Mas olha, quem reveste uma vez , vai revestir sempre. Então é tirar um e colocar o outro por cima, rs.

Suuuuperobrigada pelas dicas, Má! heart E você, gostou? Temos certeza de que você irá arrasar nas personalizações com papel contact daqui para frente. Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer responder!

82 Comentários

  1. Olá, Gabriel, tudo bemmm? Nós acreditamos que sim, mas não temos nenhuma prova disso. :( A superfície onde você está colando o contact trabalha de uma forma completamente diferente dos móveis e, por isso, aconselhamos que você faça testes. Cole um pedaço e deixe o carro no sol, na chuva, esperando para ver se ele descola ou não. Só assim você saberá 100%. Desculpa não poder ajudar mais. Esperamos que dê tudo certo na sua decoração!

  2. Muito legal o seu blog! Parabéns (:
    Eu estou decorando o interior do meu carro com contact com efeito de madeira. Você acha que pelo fato de o carro ficar no sol e esquentar há a necessidade de algum acabamento por cima do contact para proteger o efeito de madeira? Tipo colocar um contact transparente por cima ou passar algum verniz…?

    Muito obrigado

  3. Olá, Renato, tudo bemmm? Sim! Ele fixa, sim, sem problemas! <3 Só cuidado em deixá-lo exposto ao tempo, porque isso pode acabar estragando o papel contact, tá?! :)

  4. Olá Bom Dia!
    Tenho uma bancada de concreto liso em uma área externa coberta, será que o contact fixa no concreto?
    Abraços!!

  5. Papel contact não tem espessura, Norma, mas ele tem um diferencial entre o brilhante e o fosco. O fosco, no caso, é o que também pode ser utilizado como tinta lousa. Você pode forrar qualquer móvel, sim. O problema dos móveis envernizados é que pode acontecer de, quando você cansar e quiser retirar o papel contact, ele arrancar um pouco da pintura/verniz do móvel. Com os sem verniz, esse problema não acontece. :)

  6. Norma Teixeira da Cossta de Souza em

    Papel contact tem espessura? Serve para forrar qualquer movel de madeira, mesmo envernizados?

  7. Olá, Solange, tudo bemmm contigo? Não indicamos que o papel contact seja usado como suporte para pratos ou panelas quentes. Ele pode descolar ou formar bolhas.

  8. uma duvida se eu coloca-lo sobre tecido de algodão ,uma toalha,posso colocar prato quente em cima? Antecipadamente agradeço.

  9. Pingback: Como fazer um calendário permanente com papel contact -

  10. Olá, Gabriela, tudo bemmm? Para não ter problema, vale a pena testar pedacinhos de papel contact nesses pedaços do seu móvel para ter certeza que a água acumulada dentro deles não vai impedir a colagem. Com isso checado, é para tudo funcionar da mesma maneira que funcionaria em um móvel novo! :)

  11. Gabriela Fardin em

    Olá! Garimpei um armário usado e gostaria de reformar com papel contact, porem as bordas das portas estão um pouco estufadas, será que consigo envelopar? Como poderia fazer?

  12. Olá, Izabela, tudo bemmm contigo? Normalmente, o papel contact é vendido em rolo e você precisa cortar da forma que for melhor para você. Nessas medidas que você falou, provavelmente seriam necessários de 4 a 5 rolos para completar o seu espaço. Mas ele não ficaria inteiro, você teria que cuidar para colar bem rente, entre outras manhas para fazer parecer que era uma coisa só ;)

  13. Olá, boa noite! Então eu vi papel contact no piso do chão. Mas queria saber se eles vendem uma medida especifica ou eu escolho a medida. Exemplo, vi no mercado livre contact de 45cm x 2m. Como usar num ambiente de 2m x 4m? Quantos eu ia precisar? Estou um pouco perdida, pode me ajudar? Obrigada :)

  14. Olá, Polyana, tudo bemmm contigo? Nós sempre aconselhamos que você limpe bem a parede antes de aplicar o papel contact, da mesma forma que você faz com o armário. Espere secar bem e use uma espátula para ter certeza de que não ficarão nenhuma bolha :) Qualquer dúvida, pode escrever para a gente!

  15. Polyana Andreoli em

    Ola, gostaria de saber como é aplicado o papel na parede sem que fique com bolhas, geralmente em armario eu passo detergente, mas e na parede? Desde ja agradeço!

  16. Pingback: DIY: porta-chaves e porta-cartas -

  17. Pingback: Quarto infantil masculino -

  18. Olá, Andreza, tudo bemmm contigo? MMMuito obrigada pelos elogios. Ficamos extremamente contentes com ele! <3 Sim, você pode usar aquele papel contact vendido em livrarias mesmo, baratinho! Eles são incríveis e podem ser colados em quase todo tipo de superfície, sem estragá-las quando arrancados! Qualquer outra dúvida, escreva para a gente! Um beijo,

  19. Olá MMM, boa noite!
    Adorei o seu blog, muito explicativo.
    Estou com uma dúvida, qual o papel contact que vc usar para fazer essas aplicações, tem algum específico como pra madeira e parede ou são tds os mesmo que se encontra em livraria.
    Desde já agradeço pela atenção e o blog, pois tenho certeza que ajuda a muita gente.

  20. Pingback: Como ter uma horta em apartamento -

  21. Olá, Adri, tudo bemmm contigo? MMMuito obrigada pelos elogios! <3 O papel contact vai colar, sim! Inclusive, será mais fácil colá-lo do que sem o verniz, porque isso deixar a madeira lisinha facilitando a aplicação. :)) Esperamos que dê certo!

  22. adorei as dicas. Já colamos há algum tempo no armário do quarto da minha filha, na parte de formica. Agora quero acabar de colocar… mas na parte de madeira envernizada. Será que cola? será que tenho que lixar, raspar esse verniz?

  23. Pingback: Decoração de viagem - Minha casa, Minha cara

  24. Olá, Paula, tudo bemmm contigo? Você pode aplicar papel contact na bancada da cozinha seguindo as mesmas dicas que damos neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TyOdiLGLhQg :) O papel contact realmente não é a melhor opção para o pé do fogão. Você quer deixá-lo colorido? Já pensou em usar tinta de spray? :**

  25. Pingback: Como fazer letras decorativas - Minha casa, Minha cara

  26. Gostaria de saber como aplicar papel contacto em bancada de cozinha e como colo por exemplo ao pe do fogao que tem selicone e ai o papel nao cola muito bem

  27. Pingback: Bicicleta na decoração: inspiração - Minha casa, Minha cara

  28. Pingback: Faça você mesma: mesa de cabeceira - Minha casa, Minha cara

  29. Pingback: Como decorar apartamento alugado - Minha casa, Minha cara

  30. Acreditamos que não haveria problema, Carla. Muitas pessoas usam o papel contact para cobrir suas janelas e ter um pouco mais de privacidade e, até onde pudemos ler sobre, as poucas pessoas que tiveram algum problema, foi por amarelar a pintura por causa do contato com o sol. Mesmo assim, vale escolher o papel que você pretende usar e talvez contactar a empresa que o produz. :)

  31. Gostaria de revestir uma parede do meu quarto com contact, mas bate muito sol (por fora). Será que a quentura deformarä o papel, com o tempo?

  32. Pingback: 4 truques infalíveis de decoração - Minha casa, Minha cara

  33. Olá, Cynthia, tudo bemmm? Pode colocar coisa quente em cima, mas aconselha-se que você use um aparador de panelas, daqueles usados em cima da toalha, sabe? Xícara quente não teria problema, não. Se ele ficar literalmente molhado, pode correr o risco dele descolar. Se for só umido, não tem problema :)

  34. ola, estou pensando em aplicar papel contact naquela prateleira embutida q serve de mesa na cozinha sabe? sabe se pode colocar coisa quente em cima? tipo xicara quente? torradeira?
    E se molhar, tem problema?

  35. A Margaretss sempre arrasa! A criatividade dela vai além…
    As dicas foram ótimas. Eu usei o contact para revestir o interior do meu armário de cozinha. Que estava desgastado e precisando de uma repaginada.

    E o que a Margarete disse é verdade, quem usa papel contact uma vez, vai querer usar pra sempre!!!

  36. Acredito que dará aderência, mas para um acabamento melhor o mais correto é aplicá-lo diretamente na superfície mesmo, Leandro!

  37. Olá, Claudia, tudo beMMM? Papel contact é mais fácil de encontrar do que parece! :) Ele está disponível em qualquer papelaria e em algumas lojas on-line também. Às vezes, ele é vendido com nome de papel adesivo. Como nunca compramos o material on-line, não sabemos as lojas que seriam confiáveis para você realizar a compra. Mas se você tem uma papelaria de sua confiança aí em Brasília, não hesite em dar uma olhada lá. É quase certeza que você encontrará o que procura!

  38. claudia moretto em

    Adorei!!! Moro em Brasília e gostaria muito de saber onde posso comprar o papel contact. Pode ser on-line, desde que seja confiável. Obrigada

  39. Isso aí, Rê! :) Porque decoração é aquela que muda acompanhando nossas próprias mudanças, né? Obrigada pelo comentário <3

  40. UAU Elizangela, que declaração linda! A Margaret é especial mesmo :) superatenciosa! Obrigada pelo comentário, venha mais vezes aqui no “Minha casa, minha cara”! Beijocas

  41. Ebaaa! Obrigada pelo carinho, Katia! É uma felicidade enorme saber que gostou! Feriado com mão na massa é tudo de bom ;)

  42. Que boMMM, Sueli! Agora é só colocar tudo em prática pra deixar a casa linda! Obrigada pelos comentários!

  43. sueli terezinha em

    Eu aprendi muito com essas informações e video sempre tinha duvidas……obrigada beojissss Margareth… <3

  44. Eu amei a explicação, as dicas e o papel aplicado neste post. Parabéns pela escolha da artesã e pelo trabalho apresentado. Tenho diversos Contacts em casa e, com essas dicas maravilhosas, vou aproveitar o feriadão pra repaginar a casa.

  45. Mais uma dica maravilhosa de nossa diva, sou leitora do blog da Margaret a uns 6 anos, estava eu um dia procurando no google como fazer um futon e lá estava ela, mostrando tudo do seu futon de pallet, mandei um email e para minha surpresa, ela respondeu e foi muito gentil, desde então quase nem uso o google, se quero saber de alguma coisa sobre decoração ou reciclagem, procuro logo no blog, a Margaret é tão maravilhosa que nós (leitoras) nos sentimos parte de sua casa e de sua família!

  46. Muito obrigada pelo passo a passo. Parabéns à revista por encontrar uma pessoa tão disposta de repassar seus conhecimentos.

  47. Apesar de ser pratico acho complicado manusear o contact,mas com as dicas e pratica diaria o manuseio vai se aperfeicoando.

    bjao Margareth

  48. Margaret é o máximo
    Aprendo todos os dias com ela.
    E depois das dicas
    , vou aplicar contacto nos vidros da minha janela.
    Beijos

  49. adorei as dicas, como sempre minha diva arrasando nas dicas . valeu , já vou fazer logo,logo, obrifgadissima. valeu ….ah eu amo a Meu Movel de madeira , embora nao tenha condiçoes de comprar acho que é um movel de excelente qualidade, já vi varios em varios blg . parabens …..

  50. Contact é amor e salvação! Amo, e realmente, dá cara nova pras coisas sem muito esforço. Enjoou, só trocar. Adorei esse post!

    Um beijo,
    Re

  51. Juliana Porto Gusman em

    Uauuu, esta Margaret é porreta mesmo. Tudo nas mãos desta mulher vira um espetáculo, ela é um espetáculo! Adorei a postagem MMM, continua chamando a Margs pra dar estas dicas que tem tudo a ver com vocês.

  52. Eu ameiiiiiii as dicas! A Má é muito fera, vocês escolheram a pessoa certa pra nos ensinar!
    Estou louca pra fazer nos armários da cozinha, e agora me animei!
    Obrigadaaaaaaa equipe MMM
    beijossssss
    Vero

  53. Adorei as dicas, estou com uma parede que quero dar uma repaginada e essa dica da espuma foi muito boa !!!

    Aliás o post todo está super explicadinho !!! Parabéns !!

    Margaret sempre arrasando nas dicas de decoração !!

  54. Eu revesti praticamente todos os móveis do meu home office (que tb eu mesma fiz com MDF e prateleiras prontas) com papel contact amadeirado e ninguém diz que é contact! Super recomendo tb, mas se for uma superfície (como uma bancada ou mesa), é bom mandar fazer um tampo de vidro, só pra proteger do uso diário. As emendas acabam juntando uma sujeirinha à medida em que a gente passa pano pra fazer a limpeza, mas nada que tire sua beleza. :)