Minha casa, Minha cara

As colunas e vigas aparentes podem se tornar uma pedra no sapato de qualquer morador. Nelas não se mexe — afinal, são elementos estruturais — e sua presença interfere e muito na decoração. Ocupam um espaço aqui, mudam um layout acolá, dificultam a escolha de um móvel ali e assim por diante. Mas se o negócio é fazer do limão uma limonada, por que não virar o jogo e usar estes elementos a seu favor?

vigascolunas

Ao invés de disfarçá-las com gesso e outros recursos, a ideia é integrá-las à decoração. As vigas aparentes já viraram marca registrada do estilo rústico e industrial, mas também ficam lindas em espaços modernos, principalmente quando são em materiais mais discretos como o ferro e o concreto. A combinação fica linda, com a madeira aquecendo e as cores vibrantes alegrando o espaço.

capture-20130924-170746

As vigas aparentes de madeira também são incríveis, cheias de textura e uma maravilha para trazer aconchego. Ao invés de escondê-las com o gesso, deixe-as aparentes deixando sua decoração mais bonita. Para contrastar, aposte em tons claros no teto e paredes, prevenindo também com que seu pé direito pareça achatado.

living-area

Na foto abaixo os dois casos aparecem em um só ambiente: a coluna de concreto bem no meio da sala contrasta com móveis de madeira e acessórios em cores quentes, fazendo companhia para a viga central, que foi descascada para dar um visual ainda mais descolado para o espaço. Logo ao lado da viga, uma prateleira de imbuia decora e traz um lugar a mais para guardar acessórios.

capture-20130924-173618

As colunas, que à primeira vista podem ser um inconveniente, podem funcionar superbem na hora de setorizar os ambientes. A sala de jantar abaixo ganhou limites bem marcados com a ajuda das colunas, que a separaram da cozinha e da sala de estar. Uma forma de demarcar espaços sem perder o visual amplo dos ambientes integrados.

20130323191539813855o

E quando a coluna vira o centro das atenções? No lar abaixo, a moradora adorava receber e ter a casa cheia de amigos. Para tudo ficar mais gostoso e integrado, a decoradora demoliu as paredes deixando somente a coluna estrutural, que recebeu um lindo tom fúcsia e uma coleção de pratos. De ficar babando.

capture-20130924-182458

Você já teve que lidar com algum problema assim em casa? Como você integrou os elementos estruturais do seu lar na decoração?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5

1 comentário