Arquitetura Comercial: Aqui o cliente sente-se em casa!
por Deise Soares – www.arquitetadeisesoares.blogspot.com

Quem disse que espaços comerciais têm de ser sisudos ou desprovidos de charme? Uma loja, por exemplo, tem como objetivo chamar atenção dos clientes para os produtos ali expostos e ser funcional. Para isso, o arquiteto desenvolve princípios de identidade visual do empreendimento comercial, projeta considerando especialmente os aspectos quanto: iluminação, mobiliário, técnicas construtivas, sistemas de climatização, layout, exposição das mercadorias e viabilidade econômica, tendo em vista a relação custo-benefício do investimento.

Outra preocupação é a exploração estética da marca, a conceituação da loja, que consiste na discussão sobre a natureza da atividade comercial e sua história. A partir da observação do público-alvo de cada negócio em particular, elabora-se o projeto. Destaco como fator importante, nesse nicho da arquitetura, a utilização da iluminação, a setorização e a maneira de expor os diversos produtos ou serviços, uma vez que cada caso é um caso, e deve ser estudado com especial cuidado.

O requisito da boa iluminação é trabalhar com a qualidade da luz, mas não é só a luz correta que atende às normas, porque isso não significa necessariamente boa iluminação. Também não é só criar efeitos de luz e ambientes dramáticos. O objetivo é criar espaços bem iluminados em que possamos enxergar os objetos, realizar bem as tarefas e que nos proporcione bem-estar.

Deise Soares é arquiteta e blogueira e você pode encontrá-la no seu cantinho pessoal, o blog Arquitetando Idéias.

Minha casa, minha cara agradece a participação especial da Deise, superatenciosa e gentil. Nossas portas do Cantinho do Convidado estarão sempre abertas para você!

Se você é blogueira e também se interessou, clique aqui e saiba como participar desta sessão! Serão todas sempre bem-vindas!

Compartilhe:
Facebook
Pinterest
Twitter
Google+
http://minhacasaminhacara.com.br/cantinho-do-convidado/">
SHARE

2 Comentários

  1. como decorar um espaço q tenho manequins,como se fosse uma vitrine (interna).Pensei em colocar o cafezinho junto,mas tenho dúvidas. Tenho uma loja roupas feminina,é uma casa estilo antigo,uma graça. Gosto d detalhes delicados e estilo mais casa. Obrgdo

Deixe seu comentário ;)