Minha casa, Minha cara

Nem sempre a configuração tradicional do quarto é a que melhor se encaixa na sua realidade. Às vezes o espaço é pequeno demais, as paredes são irregulares, ou existem outras vááárias circunstâncias que te forçam a pensar em novas formas de organizar a disposição dos móveis. Colocar a cama embaixo da janela pode parecer estranho à primeira vista, mas é considerada uma solução certeira para qualquer caso.

51ba5b3ed9127e0c4500079b._w.540_s.fit_

As dúvidas em relação a esta disposição geralmente giram em torno da cabeceira. Como colocar uma cabeceira ali, em frente à janela? E a cortina, como fica? Em algumas situações, não é preciso colocar cabeceira. A janela por si só já decora o quarto e serve para emoldurar a cama. As cortinas podem ir até o chão e ajudam a decorar, precisando apenas de um espaço para o caimento. Bonitas e chamativas, elas ajudam a transformar a cabeceira em um ponto focal.

ccjun-26-alegria-09

Se você não quiser abrir mão de uma cabeceira, escolha um modelo que fique fixado à cama, e não à parede. Aí é só deixar um espaço de 10 à 15 cm para que a cortina chegue até o chão.

52a5fb76dbfa3f0818009412._w.540_s.fit_

05-arrume-a-cama-como-na-revista-casa-claudia

E já que sua cama está embaixo da janela, por que não aproveitar o peitoril para decorar com vasos, ou até fazer de apoio para livros? Deixe a janela completamente integrada com a decoração, se apropriando de seus elementos.

IMG_8905

52d49473697ab00f38006e42._w.540_s.fit_

Se você preferir, coloque venezianas ao invés de cortinas. Elas darão privacidade, farão a janela “desaparecer” enquanto estiverem fechadas – principalmente se forem da mesma cor da parede –, e poderão ficar completamente abertas durante o dia, para aproveitar a luz natural.

51bdb0fcd9127e24fc00215b._w.540_s.fit_

Alguém aí tem cama embaixo da janela para compartilhar segredinhos? (: Comente!

Fonte das imagens 1 2 3

20 Comentários

  1. Que legal Joana! A gente também amou pesquisar soluções para este layout de quarto e achamos as combinações muito lindas! Seu quarto deve ser uma gracinha =)
    Obrigada pelo comentário!

  2. Eu também tenho a cama em baixo da janela, por questões de espaço e adoro ;) dá para usar a janela como aparador para livros etc., e fica completamente integrada na decoração…Quando fiz isso, coloquei uma cortina à medida da janela, sem ir até ao chão, com puxador para puxar para cima e para baixo sempre que desejar ;) Amei o seu post. Parabéns :D

  3. Oi Lourdes, obrigada pelo comentário! Qual é a paisagem da janela? Se for uma vista bonita, fica legal colocar o espelho na parede contrária sim. Você tem que pensar que ele irá refletir tudo o que está do outro lado, inclusive a vista da janela. :)
    A ideia de pintar a parede de uma cor diferente também é ótima!
    Beijos

  4. Não tive outra opção. Coloquei minha cama abaixo da janela. A parede contrária que tb tem a porta de entrada, na lateral, pensei em pintá-la de cor diferente as demais e colocar um espelho. Será q ficaria legal?

  5. Adorei essa matéria era tudo q eu procurava para minha filha q vai construir mas o quarto será pequeno e estava batendo aquela dúvida rsrssr, perfeito seu blog

  6. Tive que colocar minha cama em baixo da janela para aproveitar melhor o espaço e não estava achado legal… depois de ver as sugestões estou aceitando melhor a ideia … rs

  7. Por questões de espaço tb coloquei a cama embaixo da janela. Achei ótimo!

    Como tinha um pequeno espaço, fiz um painel de madeira como cabeceira é nele te uma prateleira de apoio. Coloquei tomadas nessa prateleira então, da pra carregar o cel, colocar um abajur, etc…

  8. A parede que não for cabeceira, Andrea? Acredito que não! Você pode dar destaque a outra parede da forma que quiser. E já que a parede colorida será um ponto focal, vale aproveitá-la com quadros, prateleiras… :) Fica legal, sim!

  9. Eu vou ter que fazer isso no meu apê novo, mas estava um pouco reticente até ver essa matéria… Acho que fica bem legal! Fica estranho colocar a cama embaixo da janela e pintar uma outra parede de outra cor?