Minha casa, Minha cara

Ripas de madeira desenham a fachada desta construção de quase 40 m², na Holanda, e aproximam a paisagem

Por Cristiane Teixeira

Antiga estufa de plantasOs alicerces de uma antiga estufa de plantas se transformaram na base desta moderna casa de campo nos arredores de Utrecht, na Holanda. A planta prima pela integração e pela eficiência: um retângulo que reserva os fundos ao quarto e a frente a um espaço de convívio – é possível isolar a área da cama com uma divisória deslizante.

Escondido atrás de portas de madeira, o banheiro fica na lateral, acompanhando a cozinha compacta. A simplicidade se estende ao telhado: duas águas cobertas de telhas planas de ardósia.

AmbienteAs fachadas revelam grande esmero, trabalhadas de diferentes modos a fim de contemplar as necessidades do projeto, uma parceria entre o escritório holandês Zecc Architecten, comandado pelos arquitetos Bart Kellerhuis e Marnix van der Meer, e o designer de interiores Roel Van Norel.

Enquanto uma das laterais é vedada por placas de cedro vermelho, o que permitiu acomodar ali as instalações de banheiro, ducha, lareira e cozinha, a outra recebeu envidraçamento de fora a fora e painéis móveis com venezianas de madeira. Dobráveis como portas-camarão, esses painéis permitem fechar ou abrir a fachada por inteiro, dosando a luminosidade natural e a vista que se tem do jardim (e deste para dentro também).

Cabana para finais de semanaA face dos fundos, recortada por dois vidros fixos, repete harmoniosamente o ripado de madeira. A da frente, estruturada em aço, é transparente.

Fotos de Stijn Poelstra

Da arquitetura para a decoração

Adoro o visual proporcionado pelas ripas de madeira, quer elas estejam na fachada de uma casa, quer integrem o mobiliário. É uma forma de imprimir textura a uma superfície, de brincar com volume e sombra.

Meu olhar sobre o catálogo da Meu Móvel de Madeira caminhou por aí. O bacana, penso eu, é que encontrei tanto peças mais simples e econômicas como itens com design e acabamento mais elaborados, planejados para durar muito.

Começo pelo Kit de Pallets para Sofá, uma solução de decoração atual e em conta. Reparou como os paletes de pínus empilhados e colocados lado a lado (total de quatro peças) remetem à fachada da cabana deste post?

Kit de Pallets para Sofá

Para usar no mesmo ambiente ou não, vão bem o versátil Painel de TV e Cabeceira.

Painel de TV e Cabeceira

e a Caixa Empilhável, que pode servir como mesa lateral, fruteira, porta-brinquedos…

Caixa Empilhável

Quero propor agora uma peça mais arrojada, que não tem ripas de madeira, mas, sim, tirantes de tecido que compõem um belo desenho em faixas nas costas da Poltrona Soldi.

Poltrona Soldi

E, para a área externa, separei a Espreguiçadeira Recanto: além do visual ripado, espreguiçadeiras combinam tanto com casas de campo…

Espreguiçadeira Recanto

As fotos deste post foram retiradas daqui.
Como você viu, há sugestões para diferentes bolsos e necessidades. E diferentes estilos, por que não? Até o próximo post!

Comentários não estão permitidos.