Minha casa, Minha cara

Psiu! O blog está lento? Clique aqui :)

Chef Eduardo Crema

Chef Dudu

Desde sua infância em Curitiba, sua cidade natal, Eduardo sempre foi fascinado por assuntos que vinham de fora. Ouvia de seus avós a história de seus familiares que vieram da Itália e da Alemanha. A ideia de estudar no exterior sempre foi um sonho e em 2000 foi para a terra dos cangurus em busca de um mestrado em Engenharia Civil.

Com um Inglês limitado, viu-se no centro da maior cidade da Austrália. Sem tempo a perder, iniciou a fase de aperfeiçoamento em língua Inglesa com vistas ao mestrado e, impelido pelos coordenadores do curso, precisou procurar um emprego para perder a timidez no novo idioma. Assim, conseguiu uma colocação no maior e mais movimentado restaurante de frutos do mar e steak house da praia de Manly, a poucos metros de onde morava, e lá trabalhou alguns meses.

Após um ano, Eduardo compreendeu que se sentia muito à vontade no mundo da gastronomia e na cidade que é considerada uma das maiores capitais gastronômicas mundiais. Percebia que aquela paixão pela culinária, que até então se encontrava dormente, veio à tona.

Chef Dudu

Eduardo ingressou então em 2001 na renomada Le Cordon Bleu Sydney Culinary Arts Institute, onde concluiu os cursos de Cuisine e Pâtisserie com resultados excepcionais, com vários títulos de distinção, bem como sendo o primeiro aluno a receber o Grand Diplôme de Cuisine et de Pâtisserie da história da LCBSCAI. Sendo assim, foi indicado como orador de turma e teve as portas abertas para iniciar sua turnê pelos melhores restaurante de Sydney.

Trabalhou com Matthew Moran, chef proprietário do badalado restaurante Aria, considerado restaurante revelação de Sydney em 2001. Teve também a oportunidade de trabalhar com o chef Serge Dansereau no restaurante predileto de Nicole Kidman, o famoso The Bathers Pavilion. Entre outros grandes estabelecimentos, trabalhou no restaurante do chef francês Guillaume Brahimi, ex-aluno de Joel Robuchon, considerado Chef do século. Guillaume é chef e proprietário do Restaurante Bennelong da Ópera House, considerado melhor novo Restaurante do ano de 2002 de Sydney.

Apaixonado pela culinária Australiana, Eduardo também ingressou no TAFE North Sydney Institute, no curso Certificate IV in Australian Contemporary Cuisine; curso oferecido para chefs já formados na Austrália ou em países Europeus.

Dudu

No início de 2003, durante dois meses, viajou pela costa leste Australiana, perfazendo mais de doze mil quilômetros, com o intuito de conhecer restaurantes, cafés, bistrôs e vinícolas. Da Austrália rumou para Ásia, encontrando-se com a culinária local; agora vista com olhos de expertise. De lá voou para Europa, viajando pela França, Inglaterra, Itália, Espanha e Grécia, entre outros países, por mais de três meses de verdadeira degustação, nos mais variados e conceituados estabelecimentos ligados à arte de comer e beber bem.

De 2003 a 2007 chef Eduardo trabalhou no seu próprio negocio na cidade de Curitiba prestando serviços de consultoria, ministrando cursos de culinária e organizando eventos. Ainda em 2007 desenvolveu o cardápio do badalado restaurante Zabsar Asia em Balneário Camboriú onde trabalhou como chef executivo do lançamento ate o fim da temporada de verão de 2008; restaurante esse que foi um sucesso na noite catarinense.

Em 2008, após receber uma proposta irrecusável, retornou para Austrália onde trabalhou com eventos nas cidades de Sydney e Perth ate o final de 2012 enriquecendo ainda mais seus conhecimentos nas culinárias do oriente, culinárias estas muito influentes e presentes na culinária Australiana.

Em 2013 Chef Dudu Crema passou um mês na Asia fazendo cursos. Se especializou na cozinha Thai no Blue Elephant, fez outros cursos na Indonésia e no Vietnã. Fez também três cursos com o gênio dos Eclairs, Christophe Adam.
Em agosto do mesmo ano, voltou para o Brasil para abrir a Chokolat, confeitaria e Bistro que completou 3 anos esse ano e é referencia em Curitiba.

Eduardo Crema

SIGA O CHEF DU NAS REDES SOCIAIS

Deixe seu comentário ;)