Minha casa, Minha cara

por Carla, do Miscelânea

As cores têm grande influência psicológica sobre nós.
Por isso, é interessante conhecer um pouquinho sobre elas e saber utilizá-las de forma que elas nos tragam bem estar.

O verde é a cor da esperança. Transmite harmonia, relaxamento e frescor. Está associada a auto-estima pois nos faz avançar, nos ajuda a fluir com os acontecimentos.
Em tons claros é indicado em ambientes de estudo, trabalho e salas de espera. Em tons escuros transmite a sensação de força e estabilidade.

O amarelo é a cor da alegria. Estimula a criatividade e a comunicação.
Ajuda na aprendizagem e ativa a mente para novas ideias. Por estar associada à luz do sol, transmite energia, luz e calor.
Essa cor alimenta o ego, mas usada em demasia pode tornar as pessoas egocêntricas. Os tons mais escuros são sofisticados e elegantes, mas podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade se usado em demasia.

O laranja é uma cor vibrante e está ligado ao movimento e ação. Os tons mais claros aumentam o bem estar, a expressividade e a criatividade.
Os tons escuros devem ser usados com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança. Vai muito bem em ambientes sociais pois elevam o espírito e estimulam a diversão.

O vermelho é uma cor muito estimulante, por isso é preciso saber onde usá-la. Por exemplo, ela não é indicada em ambientes onde pessoas permanecerão durante longo tempo pois pode tornar o ambiente estressante e irritante. Também deve-se ter cuidado na sua aplicação na cozinha, pois estimula o apetite (por isso são muito usadas em restaurantes).
É uma cor quente, ousada e poderosa! Nos tons mais rosados estimulam o afeto.

O azul é uma cor terapêutica, que relaxa e acalma. Está ligado à lealdade, respeito e responsabilidade. Por seu efeito relaxante e tranqüilizador, é perfeito para pintar as paredes de dormitórios, escritórios e as salas de referições diárias. Tons escuros e acinzentados podem induzir à introspecção, à tristeza e depressão.

O roxo tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Está ligada à intuição, espiritualidade, sensibilidade e sofisticação.
Em matizes fortes podem deprimir. O violeta claro deve ser usado com cuidado, pois desencorajam o trabalho físico e provoca desinteresse. O lavanda é delicada e eleva a auto-estima, portanto ótimo para ser usado em closets. Em dormitórios refresca e tranquiliza.

Interessante como as cores agem de forma positiva ou negativa, não acham?
É como ver o céu azul, o sol e se alegrar ou ver o céu cinza e sentir-se melancólico.
Portanto, você pode usar as cores de forma a lhe trazer benefícios. Você sabe que o vermelho em demasia provoca inquietação, mas isso não impede você de utilizá-lo em seu quarto em objetos de decoração apenas em alguns pontos colocando uma pitada de ousadia e poder no ambiente.
O segredo é saber equilibrar as cores.

 

Depois de muito tempo sem emprestar post dos blog amigos, aqui estou eu compartilhando com você este post superlegal da Carla. smile Escolhido porque eu simplesmente amo este assunto: cores! O Miscelânea é um blog delícia, onde você encontra textos bem interessantes, dicas sobre decoração, moda, e fotografia – uma das paixões da Carlinha. Se você for fã das lomos e câmeras retros, pode ter certeza que vai encontrar sempre uma surpresinha por lá. Enfim, com tanta coisa boa, não preciso nem dizer que sou presença garantida no Miscelânea sempre que posso, né? Por isso que deixo aqui a dica: corre lá você também! Clique aqui.

9 Comentários

  1. Pingback: Azul na decoração -

  2. Pingback: Quarto em tom pastel - Minha casa, Minha cara

  3. Pingback: Quarto pequeno - Minha casa, Minha cara

  4. Olá, Talita, tudo bemmm? Você conseguiu decidir já se deixa a cor ou modifica? Não conseguimos imaginar a situação e teríamos que ver fotografias. Mas é uma questão de gosto. Se está te incomodando, o ideal é modificar, afinal a sua casa tem que ser um conforto que só para você, concorda? :) Nesse caso, aconselhamos o uso do areia mesmo, de um cinza ou até mesmo de tons neutros como bege e branco. Beijinhos!

  5. Talita Queiroz Ribeiro em

    Seu comentário está aguardando moderação.
    Estou com um probleminha que esta me incomodando muito, comprei a tinta malva rosa da Coral para pintar a frente da minha casa, porém houve um engano da minha mãe e ela acabou confirmando com o pintor, que a área de churrasco e a lavanderia também seria pintada de malva rosa, mas na verdade era pra ser pintada da cor areia.
    Ao meu ver o resultado ficou muito estranho,pois a parede em que fica a churrasqueira é toda revestida de piso madeira.
    Preciso urgente da sua sugestão se deixo esta cor, ou se troco.
    Se precisar envio a foto de como ficou a área de churrasco.
    Obs: o piso do chão é branco.
    Agradeço muito desde já

  6. tudo muito bonito!!!!mais estava procurando um site onde eu coloque a foto do ambiente desejado e eu cloloque as cores para ver o que fica legal ja que uso um comodo divido como cozinha americana e junto sala e quarto, minha filha quer que onde fica a cama seja lilas!!!!então que cor devo pintar uma parede da sala??hoje tudo é verde com branco!!!

  7. Larissa querida! Fiquei muito feliz em aparecer por aqui!
    Obrigada pelos elogios tão carinhosos!
    Beijos
    PS.: estava sem inspiração… mas agora voltei com tudo… principalmente pq estou fazendo um curso técnico de Design de Interiores! Tô super empolgada! =)