Minha casa, Minha cara

Separamos 5 regras de organização para quem quer ter a casa sempre em ordem!

Aqui no blog, nós já tentamos te ajudar a manter a ordem em casa de várias formas. Já te ensinamos como fazer uma checklist de atividades, para você poder organizar dentro da rotina da sua família os afazeres do dia a dia. Mostramos como é possível montar uma rotina diária para manter a casa em ordem, separando atividades por período. Além disso, a gente criou a Série Casa Amada, onde você encontra uma lista sobre como manter seu lar sempre limpo e um infográfico para aprender a limpar seu guarda-roupa abrindo mão do que não usa mais! Todas essas ações, claro, nos levam a um problema que as pessoas encontram hoje em dia: parece que você precisa desprender muito tempo e muita disposição para manter a casa em ordem. Para quem trabalha fora o dia todo, tem criança, cachorro, quer uma vida social e cultural ativa, esse tempo simplesmente não existe. Como lidar com isso? Achando formas de facilitar essa organização. Coisas que não façam você trabalhar, mas que trabalhem para você. É isso que as nossas 5 regras de organização ensinam para você: como driblar o tempo e fazer com que a sua casa se organize para você e não vice-versa! wink Vem com a gente!

regras de organizacao

Primeira regra de organização: mantenha as coisas onde você as usa

Parece simples, parece bobo, mas funciona. Querem um exemplo básico? Porque todos os produtos de limpeza de banheiro ficam na lavanderia, quando seria muito mais simples encontrar um espacinho para eles no banheiro, onde eles são utilizados? Tire uns dias para reparar quais são as coisas que, quando você vai usar, você fica indo buscar em outro lugar e comece a modificá-las para facilitar o seu uso. wink

Segunda regra de organização: trabalhe com mais espaço do que você acha que precisa

Como assim? Ao invés de lotar todas as gavetas, todos os nichos da estante e todas as prateleiras, deixe um espaço em aberto. Sabe? Para as coisinhas que você for descobrindo no primeiro item. Para as coisas que você vai descobrir que deveriam estar lá, mas por algum motivo da forma que nossas cabeças foram destinadas a pensar, não está.

Terceira regra de organização: tenha uma gaveta ou uma caixa da bagunça em cada ambiente

Sabe aquelas pequenas coisinhas, que ficam em todo lugar e você nunca sabe exatamente onde guardá-las? É para isso que serve a gaveta ou a caixa da bagunça! Tenha uma em cada ambiente da casa e evite o estresse desse monte de coisa jogado em cima da mesa, da cama, do criado-mudo, da escrivaninha…

Quarta regra de organização: tenha um espaço para suas coisas no hall

É muito importante ter um cantinho para deixar todas as suas coisas bem próximo da porta de entrada de casa. Encontre uma organização para que haja espaço para você pendurar a bolsa, colocar chaves, jaquetas e qualquer outra coisa que você carregue sempre por aí ali. Isso vai evitar que você acumule essa bagunça nos outros ambientes.

Quinta regra de organização: tenha um espaço para os objetos “em processo”

Sabe aquela blusa que você não vai mais usar, mas ainda está decidindo se dá para a amiga, doa ou joga fora? Ou aquele elefantinho que você ganhou do seu amigo que acabou de voltar da Tailândia e você ainda não sabe se quer ele no aparador, no rack ou no quarto? Essas são coisas “em processo”, coisas que ainda precisam de uma definição, de uma pensadinha, de um espaço final definitivo. Nós tendemos a acumular essas coisas nos lugares errados e, consequentemente, atrapalhar a boa fluência daquele ambiente. Com uma caixa, uma gaveta ou um nicho, você resolve isso. Deixe tudo lá e, de tempos em tempos, tire um minuto para tomar as decisões e esvaziá-lo. wink

O que você achou das nossas dicas? Vai começar a colocá-las em prática logo? Além dos posts que nós citamos lá em cima, você pode dar uma olhada na nossa categoria Organização e encontrar diferentes dicas para arrumar todos os cantinhos da sua casa. Confira!

As dicas deste post foram retiradas daqui.

1 Comentário