Minha casa, Minha cara

A gente ama projetos de DIY! Compartilhamos várias ideias, incentivamos a mão na massa, mas sabemos que nem sempre é fácil executar um projeto com perfeição. Quem nunca desistiu ou teve que começar tudo de novo depois de tudo dar errado em um “faça você mesma”? E pensou “nem tudo é tão fácil quanto parece”? Mas a máxima de que a prática leva à perfeição também se aplica aqui: somente ela garantirá que você vai se sair bem ao pintar aquele móvel com tinta spray ou a adesivar a geladeira com contact.

Para te dar uma mãozinha, trazemos aqui as dicas de Mandi, do Vintage Revivals, especialista em projetos “faça você mesma”. Espie aqui algumas lições para ter sucesso em um DIY.

#1 Faça testes antes de executar o projeto

Como fazer estêncil

Se você nunca pintou um móvel com tinta spray, você precisa testar a técnica antes de colocá-la em prática naquele móvel tão querido. Seja cautelosa nesse momento: garanta pedaços de madeira, ou mesmo um móvel-teste baratinho para servir de laboratório para suas experiências. Pratique bastante para entender os materiais e suas particularidades antes de colocar a integridade do seu móvel preferido em jogo. hahaha

#2 Encontre um tutorial de confiança

Como fazer balanço de pallet

Existem vários blogs de “faça você mesma” por aí. Em suas pesquisas, dê preferência para blogs com credibilidade, com tutoriais bem explicativos, com textos sinceros que também contem dos percalços para executar o projeto para que você não precise passar pelos mesmos erros. Certifique-se de que as fotos estão bem tiradas, de que o resultado final te agrada e te dá segurança.

#3 Reserve um tempo para seu DIY

Passo a passo

A pressa é inimiga da perfeição, certo? Não subestime a quantidade de tempo que um projeto pode levar. Se envolve tinta, tenha consciência de que você terá que esperar o tempo de secagem, fazer novas demãos, lixar, pintar de novo. Por isso, ao fazer um projeto “faça você mesma”, tire algumas horinhas para se dedicar a ele, seja no final de semana ou depois do trabalho. Vá com calma! (;

#4 Não se desespere se não ficar perfeito

Como fazer flor de papel

Dê o seu melhor pelo seu projeto, mas não se decepcione caso ele não fique 100% perfeito. Ele é fruto de um trabalho feito à mão, onde o perfeito é praticamente inexistente. E certamente os pequenos defeitos que você está encucando passam completamente despercebidos por quem não os conhece.

#5 Não desanime

jardm-vertical

Sinta-se encorajada, envolva pessoas bacanas que acreditem no resultado final para colocar a mão na massa com você, compartilhe seus sucessos e entenda que o melhor caminho para a execução ideal de qualquer projeto é praticá-lo sem medo e incansavelmente. A gente tem certeza que você consegue!

Qual outra dica você acrescentaria na lista?